Sabe aquelas marcas que já se tornaram tão icônicas na mente dos consumidores, que falamos o nome dela ao invés do real nome do produto? Cotonete, Bombril, Gilette…e por aí vai. Além disso, tem aquelas marcas que, mesmo sem ler o nome em um outdoor ou na gôndola do supermercado, você já sabe de qual se trata. Por exemplo, ao ver o M gigante do McDonalds ou avistar de longe uma garrafa vermelha e preta e já saber que é uma Coca-Cola.  Essas marcas se tornaram muito conhecidas porque souberam trabalhar muito bem o branding awareness, ou seja, a consciência de marca.

Ou seja, ao trabalhar esse conceito, há maior ganho de notoriedade, credibilidade e os potenciais clientes chegam mais facilmente. 

Outbound Marketing

Falamos muito por aqui sobre o inbound marketing — estratégia que tem como objetivo a atração de leads, fazendo com que os clientes cheguem até a marca e não a marca ir até o cliente. 

Mas, não podemos esquecer que o marketing tradicional também tem a sua importância. Ir até onde seu público está, para nutri-los em um modelo de prospecção ativa, tem muitas vantagens. 

Como trabalhar o branding awareness?

Há diversas formas para isso. Como por exemplo, através do esforço conjunto de estratégias em mídia online e offline. Confira algumas maneiras de trabalhar o branding awareness:

Crie uma identidade visual marcante

Quando falamos de branding é impossível não falarmos sobre identidade visual. Ela permeia os princípios do conceito, afinal, a paleta de cores, os elementos gráficos, o logotipo e a tipografia envolvem a questão da percepção da marca pelo consumidor. 

A escolha errada de cores e logotipo, por exemplo, pode influenciar negativamente a maneira que o produto chega para o público. Muitas empresas, ao perceberem que sua marca está defasada com o atual posicionamento adotado, buscam o rebranding para atualizar e formar uma nova identidade. 

Desenvolva o posicionamento de marca

O desenvolvimento do posicionamento de uma marca começa por como e para quem se posicionar. Tudo isso, a partir dos valores que diferenciam seu negócio da concorrência. Trabalhar o posicionamento nem sempre significa buscar o topo do mercado dentro do seu segmento. É claro que você deve usar as forças da sua empresa a favor, mas é a partir das fraquezas que você pode se diferenciar. Ficou confuso? A gente explica.

Na segunda metade dos anos 1980, o SBT começou a utilizar a vice-liderança (em comparação com a Globo), para chamar a atenção e engajar o público de uma maneira divertida. “Quando você pensa em 2º lugar em audiência, qual emissora vem em 1º lugar?”, o SBT utilizou essa chamada em um anúncio. O canal sabia que passar a Globo é um desafio e aceitou este posicionamento. 

A Pepsi também brinca com o fato de ser a segunda opção quando comparada à Coca-Cola. “Só tem Pepsi, pode ser?”, foi o mote escolhido pela marca para se posicionar como 2º lugar na escolha dos refrigerantes de cola. 

Você pode se interessar também: Gerar valor em uma marca ou vender, o que é mais importante?

Faça parcerias com influenciadores 

Com audiências gigantescas, os influencers têm esse nome justamente porque conseguem influenciar pessoas. Primeiramente, marcas que firmam parcerias com influencers conseguem elevar seu brand awareness em alto grau. Segundamente, elas aumentam o desejo pelo produto e, consequentemente, as vendas. Só não esqueça que isso deve ser feito com estratégia. Busque profissionais sérios e que estejam relacionados com o seu nicho. 

Invista em mídia offline 

A mídia offline possui custos mais altos do que a mídia realizada nos meios digitais. Porém, com a estratégia correta, o investimento em rádio, TV, outdoor, mobiliário urbano ou outros tipos de canais, pode fortalecer o branding awareness do seu negócio. Descubra se este tipo de mídia faz sentido para a sua marca. 

Trabalhe com técnicas de SEO 

Ao trabalhar com as técnicas de SEO, aumentam as chances de colocar uma página do site da sua empresa no topo das pesquisas do Google. Como consequência, os usuários entendem que a sua marca é referência naquele assunto e lembrarão dela nas próximas pesquisas. 

Existem muitas maneiras de construir ou potenciar o branding awareness. Fale com a Aliens e vamos entender juntos quais delas fazem mais sentido para a sua empresa.

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