O Marketing de Influência possibilita que marcas se comuniquem com um público por meio de criadores de conteúdo, seja para brand awareness ou retenção de clientes, por exemplo. Mas você sabe como aplicá-lo em seu negócio? Quais são os benefícios desse modelo?

Neste artigo, vamos elaborar esse conceito e trazer as vantagens ao considerar os influenciadores na sua estratégia.


O que é o marketing de influência?

Eric Enge, CEO da Stone Temple Consulting, define o Marketing de Influência como o “processo de desenvolvimento de relacionamento com pessoas influentes, que podem ajudá-los a criar visibilidade para seu produto ou serviço” (Tradução retirada do artigo ‘Marketing de influência: A era do Digital Influencer’).

Marketing de influência para makes
75% dos brasileiros já compraram ou consumiram produtos por indicação de influenciadores digitais, de acordo com a pesquisa da Opinion Box (Reprodução: FreePik)

Em outras palavras, utiliza-se o criador de conteúdo, também conhecido como influenciador digital, para desenvolver uma relação entre o público e a marca que o contratou. Assim, a empresa irá se comunicar por meio desse influencer.

Mas quem são os influenciadores digitais?

São pessoas que têm acesso a uma plataforma, como Instagram, TikTok ou YouTube, e que se comunicam com um grande número de pessoas.

Dessa forma, a influência acontece graças a confiança e a relação que se estabelece entre influenciadores e seguidores. Um exemplo é a maquiadora e influencer Karen Bachini, que fez um vídeo em 2023 sobre a base WePink, da também influenciadora digital Virginia Fonseca.

Marketing de influência e Karen Bachini
Karen Bachini questionou o valor da base WePink, no valor de R$ 200,00 (Reprodução: Karen Bachini)

O vídeo, que obteve mais de 3 milhões de visualizações no YouTube, gerou uma movimentação na internet para questionar a incoerência entre a qualidade do produto e o alto valor da base. Nesse caso, a youtuber usou sua influência para conscientizar seus inscritos sobre um problema.

Para além da rotina e dicas, os influencers também têm a capacidade de utilizar sua plataforma de maneira prejudicial aos seus seguidores, lucrando através de contratos questionáveis e aproveitando a credibilidade estabelecida com o público.

Em dezembro de 2023, por exemplo, a matéria do Fantástico registrou uma investigação realizada em São Paulo sobre o “Jogo do Aviãozinho”, ilegal no Brasil:

O Crash, conhecido como “Jogo do Aviãozinho”, é um dos principais da plataforma Blaze. Assim que o avião começa a voar, o valor da premiação vai aumentando e o apostador tem que decidir a hora de parar o voo – se antes surgir a palavra Crashed, a aposta está perdida.

Marketing de influência e Jogo do Aviãozinho
A polícia investiga empresa que promove o game e quem ajudou na divulgação da plataforma (Reprodução: UOL)

Por que o marketing de influência funciona?

Apesar dos milhares de seguidores, os influenciadores são pessoas comuns. Os seus stories mostram as suas rotinas, desde um simples café da manhã até uma ida ao médico.

TikTok e Marketing de influência
Segundo o relatório de influenciadores de 2023 da Opinion Box, seguir influencers nas redes sociais é algo mais comum entre as mulheres e entre pessoas mais jovens (Reprodução: Freepik)

Com isso, um seguidor consegue se ver em um criador de conteúdo, percebendo uma humanidade e credibilidade que às vezes uma marca não conseguiria ter, mesmo com uma brand persona.

Por que e como aplicar o marketing de influência?

Incorporar o Marketing de Influência à sua estratégia digital significa comunicar, por meio de uma voz reconhecida, admirada e confiável, informações que exercem influência nas diversas etapas da jornada de compra de um amplo público, contribuindo para o fortalecimento da sua marca.

Instagram e Marketing de influência
A pesquisa do Instituto QualiBest apontou que o Instagram é a principal plataforma social onde as pessoas afirmam seguir algum criador de conteúdo (Reprodução: Freepik)

Assim, o investimento nessa abordagem estratégica tem se traduzido em resultados altamente positivos para as empresas, principalmente devido à capacidade de direcionar suas ações, escolhendo o público-alvo específico e os influenciadores que se alinham ao perfil da empresa.

Nesse contexto, o estudo ‘Influencer Marketing Study‘ da Tomoson revelou que 51% dos profissionais que adotam o Marketing de Influência notaram uma melhoria nos resultados ao atrair clientes mais qualificados, proporcionando uma abordagem mais rápida e eficiente para alcançar desempenho.

Além disso, há vários segmentos sendo explorados pelos influenciadores, o que possibilita que mercados de nichos variados possam trabalhar com essa estratégia de forma mais flexível.

Agora que você sabe quais são os benefícios dessa estratégia, saiba como começar a aplicá-la em seu negócio.

Defina seus objetivos

Antes de começar, identifique os objetivos específicos que deseja alcançar com o marketing de influência. Portanto, isso pode incluir aumentar o reconhecimento da marca, impulsionar as vendas, gerar leads ou criar conteúdo autêntico para o seu público.

Conheça o seu público-alvo

Compreender a demografia e os interesses do seu público-alvo é fundamental. Assim, isso ajudará na seleção de influenciadores cujo público se alinha com o seu, maximizando o impacto da sua campanha.

Identifique os influenciadores relevantes

Pesquise e identifique influenciadores que se alinhem com os valores da sua marca e tenham uma audiência que corresponda ao seu público-alvo. Além disso, considere fatores como autenticidade, engajamento da audiência e nicho de atuação.

Avalie o engajamento

Não baseie suas escolhas apenas no número de seguidores. Analise o engajamento nas postagens, a autenticidade das interações e a consistência do conteúdo.

Estabeleça Relacionamentos Autênticos

Aborde os influenciadores de maneira autêntica e construa relacionamentos genuínos. Compreenda suas motivações, interesses e como a parceria pode beneficiar ambas as partes.

Desenvolva uma Estratégia de Conteúdo

Colabore com os influenciadores na criação de conteúdo autêntico que ressoe com a audiência deles e, ao mesmo tempo, destaque os valores e mensagens da sua marca.

Conheça o manual do CONAR

O Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do CONAR estabelece normas referente à atuação das agências de publicidade com os influenciadores, as atividades dos criadores de conteúdo e boas práticas relativas ao que deve ser veiculado ou não.

Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais do CONAR
(Reprodução: CONAR/ Aliens Design)

Dessa forma, ao seguir o guia, você estará atuando por meio da transparência com o influencer e o público. Lembre-se de estabelecer o tipo de parceria, se será paga ou por permuta, e qual será o tipo de contrato.

Acompanhe o desempenho

Utilize métricas relevantes para avaliar o sucesso da campanha. Considere o envolvimento da audiência, cliques, conversões e o impacto geral nos objetivos estabelecidos. Além disso, esteja disposto a adaptar suas estratégias com base em aprendizados e mudanças na paisagem digital.

Leia também: Relatório para redes sociais: as métricas essenciais para monitorar 

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