Ao criar conteúdo para as redes sociais, o profissional de social media deve garantir a coerência entre o copy, o design e as estratégias de marketing, alinhando com outras áreas da comunicação digital. No entanto, como avaliar a eficácia dessas ações? A resposta está na criação de um relatório de métricas. Venha com a Aliens descobrir como monitorar de forma eficiente.


Relatório de redes sociais: por que é importante monitorar?

Em primeiro lugar, é necessário entender o porquê monitorar para, então, criar um relatório de redes sociais para o seu negócio.

Relatório de redes sociais
(Reprodução: Freepik)

Ao gerenciar uma estratégia de marketing digital, a campanha gera um grande volume de informações sobre os potenciais clientes, resultados e outros registros. Dessa forma, esses indicadores irão apontar o desempenho atual do anúncio e servirão como base para estratégias futuras.

Além disso, o constante monitoramento ajuda a regular o orçamento de marketing e recalcular a ação, caso algo não esteja saindo como o previsto.

Métricas indispensáveis para relatório de redes sociais

Logo depois de entender o porquê da importância do monitoramento, chegou a hora de estudar os principais KPIs (indicador-chave de desempenho) que devem estar no relatório. Porém, fique atento: cada rede social tem seu comportamento, o que deve refletir nas métricas. Como apontado pelo Reportei, por exemplo, o TikTok e o Instagram se diferem, principalmente, em relação à faixa etária e ao comportamento dos usuários.

TikTok
(Reprodução: Freepik)

Para além disso, o algoritmo de recomendação também funciona de forma diferente para cada rede social:

Em uma ponta, o TikTok é conhecido por seu algoritmo de recomendação altamente eficaz, que é baseado principalmente no comportamento de rolagem do usuário e analisa os vídeos que o usuário assiste, curte, compartilha, comenta e segue, bem como o tempo que gasta assistindo a cada vídeo, para fazer as recomendações.

Enquanto isso, o algoritmo do Instagram tem base em interesses e relacionamentos. Sendo assim, ele analisa o comportamento, perfis que o usuário segue, curtidas, comentários, posts salvos, interações dentro da plataforma e temporalidade – seguindo a regra de que as pessoas gostariam de ver conteúdos novos quando visitam o feed.

Saiba mais: TikTok vs Instagram: veja a comparação entre as duas redes sociais

Engajamento

Esta é uma métrica fundamental que indica o nível de interação que suas postagens recebem. Isso inclui curtidas, comentários, compartilhamentos e cliques. Assim, um alto índice de engajamento geralmente significa que seu conteúdo está sendo bem recebido pelo seu público-alvo.

Alcance

O alcance mede quantas pessoas viram suas postagens. Ele pode ser dividido entre alcance orgânico (pessoas que viram suas postagens sem investimento em publicidade) e alcance pago (pessoas alcançadas por meio de anúncios).

Impressões

As impressões representam o número total de vezes que suas postagens foram exibidas, independentemente de terem sido visualizadas por uma pessoa ou não.

Taxa de cliques (CTR)

A taxa de clique, ou CTR, é a porcentagem de pessoas que clicaram em um link ou chamada para ação (CTA) em seu anúncio em relação ao número total de pessoas que a viram.

Relatório de redes sociais - CTR - Taxa de cliques

Taxa de conversão

Esta métrica rastreia quantos dos visitantes direcionados a partir das redes sociais concluíram uma ação específica, como fazer uma compra, preencher um formulário ou assinar uma newsletter.

Taxa de fuga (Bounce Rate)

Ao direcionar tráfego para o seu site a partir das redes sociais, a taxa de fuga é crucial. Ela mede a porcentagem de visitantes que saem do seu site após visualizar apenas uma página. Dessa forma, uma alta taxa de fuga pode indicar que seu site não está atendendo às expectativas dos visitantes.

Saiba mais: Como escolher as redes sociais que minha marca deve estar?

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Agora que você sabe da importância das métricas e de um relatório de redes sociais, é a hora de você obter o seu material desenvolvido pela Aliens. Nossos especialistas monitoram, analisam e traduzem os dados de suas redes sociais em insights para o seu negócio. Entre em contato com a gente agora mesmo.

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