Com toda certeza você conhece as métricas de vaidade, só não os nomeia assim. Provavelmente porque não entende como elas podem estar atrapalhando os resultados da sua empresa. Quer saber mais? Então continue a sua leitura!

O que são métricas de vaidade?

De forma objetiva métricas de vaidade são todos os resultados que não agregam nada na estratégia aplicada. Dessa forma, elas podem variar de estratégia para estratégia e de negócio para negócio.

Para entender melhor o que são métricas de vaidade pense na estratégia que a sua empresa está aplicando e qual o objetivo dela.

O que são métricas de vaidade nas redes sociais?

Como já mencionado anteriormente as métricas de vaidade podem variar de acordo com objetivo e principalmente empresa. Algumas métricas que devem ser acompanhadas são:

Curtidas

Curtidas são um excelente exemplo de o que são métricas de vaidade. É comum que as pessoas fiquem obcecadas para aumentar o número de curtidas e seguidores de uma página. Dessa forma, é natural que acabem até mesmo comprando curtidas e seguidores, ou seja, apenas vaidade.

É completamente possível possuir muitos seguidores e curtidas e mesmo assim não vender um só produto durante todo o mês. Dessa forma, as curtidas não fizeram parte do objetivo de venda, apenas de vaidade.

Mesmo em um objetivo de branding as curtidas podem não significar nada, afinal, as pessoas curtem e seguem pelos mais diversos motivos. Isso não significa que entenderam a sua marca, o que ela oferta ou possuem interesse genuíno em seu negócio.

Outro ponto importante é que algumas redes sociais possuem algoritmos que não permitem a entrega integral. Dessa forma, não importa se você tem mais curtidas e seguidores que a concorrência. Afinal isso não quer dizer que as pessoas que fazem parte dessa base são o seu público alvo e consequentemente possuem desejo pelo seu produto.

Para evitar

Agora que você sabe que curtidas são um excelente exemplo de o que são métricas de vaidade, tente evitá-las. Algumas boas ideias para isso são: rastrear as pessoas que realmente interagem com seu conteúdo e levá-las para uma nova página. Dessa vez sem buscar números de curtidas e sim engajamento (essa estratégia funciona muito bem no Instagram e alguns influencers já a adotaram).

Caso considere essa estratégia arriscada ou inviável basta deixar a métrica de curtidas de lado. Ela ainda pode estar presente em relatórios, mas deixa de ser uma métrica a ser levada em consideração na tomada de decisões.

Downloads de apps

Pode não parecer, mas conferir o número de downloads em um aplicativo e até mesmo em um material rico pode não ser uma estratégia certeira. Afinal de contas, é possível instalar um aplicativo e no instante em seguida removê-lo ou baixar um material rico e não fazer a leitura.

Para evitar

É possível usar o número de downloads e comparar com o número de desinstalações e usuários de longa data. Em caso de materiais ricos basta identificar se o lead continua engajado com a marca.

Esses são exemplos de o que são métricas de vaidade e como evitá-las. Quer saber quais são as métricas de vaidade da sua empresa? Então entre em contato com um dos nossos especialistas e marque já uma conversa.