O Brand Storytelling é uma forma de criar uma narrativa em torno da marca. Com essa técnica, o público consegue se conectar com mais facilidade com a empresa, uma vez que as histórias sempre geraram interesse nos seres humanos, criando valores e um senso de pertencimento.

Nesse sentido, o Brand Storytelling vai além do perfil comercial, criando narrativas baseadas em quem são, suas superações, valores, missões e visões.

Você já tem a ideia para a sua história? Então, agora é hora de aprender a se conectar com o público a partir da sua narrativa 💭📖

O que é brand storytelling?

Segundo os comunicadores, Kleber Carrilho e Kleber Markus, no artigo ‘Narrativas na construção de marcas: storytelling e a comunicação de marketing’: 

Contar  histórias  faz  parte  da  sociabilidade  humana (…) Elas  servem  como  metáforas  para  a  definição  de  regras  de  comportamento,  para  o  processo  de  ensino-aprendizagem,  para levar o ouvinte a se colocar no lugar de alguém (…)

Desse modo, os contos, as histórias, a mitologia e a literatura de uma cultura são capazes de transformar a perspectiva do leitor ou ouvinte, podendo trazer um aspecto que reflete a ambição de ser alguém ou ter algo.

Além disso, ao criar uma relação com um personagem, o público desenvolve um fator muito importante por meio da compreensão emocional: a empatia.

A partir desses elementos de compaixão, pertencimento e aspiração, as marcas encontram uma oportunidade de criar conexão com seu público ao contar suas histórias.

Portanto, o brand storytelling surge como uma estratégia de narrativa das empresas para evocar emoções e se conectar a um público-alvo, contando seu desenvolvimento de maneira envolvente.

6 benefícios ao usar o brand storytelling

O ato de contar história sempre fez parte da humanidade, desde um registro rupestre até um vídeo sobre o cotidiano. Portanto, esse hábito ancestral é o que relaciona uma pessoa à outra, independente do seu tempo histórico.

Com o desenvolvimento socioeconômico cada vez mais acelerado, as histórias ainda prevalecem como uma ferramenta essencial no nosso cotidiano, reforçando valores e relações.

Brand Storytelling
(Reprodução: Freepik)

Dessa forma, a partir da ascensão da internet, as empresas identificaram que os consumidores estão cada vez mais exigentes, demandam agilidade e estímulos constantes, mas priorizando conexões mais fortes com as marcas. 

Para isso, o brand storytelling é a escolha certa para se relacionar de forma eficiente, pois apresenta inúmeros benefícios. A seguir, conheça as principais vantagens dessa técnica.

#1 – Conexão emocional

O brand storytelling permite que a marca crie conexões profundas com o público-alvo. Quando as pessoas se identificam com a história, elas se tornam mais propensas a se envolver, compartilhar e apoiar a empresa.

#2 – Humanização da marca

O consumidor tem uma história, e a marca também. Ao compartilhar a trajetória, dificuldades e conquistas, o público-alvo não vê apenas uma corporação, mas algo com que ele possa se identificar.

#3 – Distinção da concorrência

Em um mercado saturado, onde produtos e serviços são muitas vezes similares, uma história única e autêntica pode ser o fator diferenciador que destaca uma marca da concorrência.

#4 – Fidelização do cliente

Marcas que contam histórias cativantes geralmente têm uma base de clientes mais fiéis. Quando os consumidores se sentem conectados, eles ficam mais propensos a permanecer leais a ela, mesmo quando apresentados a outras opções no mercado.

#5 – Aumento do engajamento

Histórias envolventes têm o poder de capturar a atenção do público e mantê-lo engajado por mais tempo. Logo, isso pode se traduzir em taxas mais altas de interação com o conteúdo da marca.

#6 – Brand awareness

Uma história bem contada é mais memorável do que simples mensagens de marketing. As pessoas lembram de histórias que as emocionam ou as inspiram, o que significa que a empresa permanece na mente do público por mais tempo, aumentando o brand awareness.

Como aplicar o brand storytelling na sua marca

O primeiro passo está na revisão sobre a história da marca e os seus princípios. Em seguida, começar a construir o brand storytelling a partir de 5 perguntas desenvolvidas por Debbie Williams, em seu artigo para o Content Marketing Institute:

  1. Qual é o propósito da marca?
  2. Qual é a história da marca?
  3. Quem são seus personagens principais?
  4. Qual é a missão e a visão da empresa?
  5. Quais foram as suas falhas?

Para saber como responder a essas perguntas, veja o caso da Volkswagen a seguir.

Volkswagen Brasil: um exemplo único brand storytelling

Em 2023, a Volkswagen Brasil lançou, em conjunto com a agência AlmpaBBDO, a campanha ‘VW 70 anos | Gerações’, que emocionou a internet.

Com o uso de Inteligência Artificial e nostalgia, a empresa utilizou da sua construção e fidelização para criar uma campanha que reforça a sua história.

Para além de apresentar sua trajetória, a Volkswagen incorporou elementos icônicos do imaginário brasileiro: Maria Rita se reencontra com sua mãe, Elis Regina, após 41 anos do falecimento da cantora. As duas aparecem dirigindo e cantando o sucesso “Como Nossos Pais”, lançado em 1976 e escrito por Belchior.

Nesse cenário, Maria Rita pilota a nova van elétrica da marca, VW ID.Buzz, uma releitura do modelo Kombi, dirigido por Elis, representada na campanha por meio de inteligência artificial.

Assim, ao reunir os elementos desta peça publicitária, podemos entender a mensagem da montadora: ao apresentar mãe e filha ao som de um sucesso dos anos 70, a empresa demonstra estar presente em todas as gerações.

Volkswagen Brasil responde às 5 perguntas do brand storytelling

Após entender o contexto da campanha, é hora de verificar se a marca conseguiu responder às 5 perguntas de Debbie Williams. Vamos lá:

#1 – Qual é o propósito da marca?

Celebrar e perpetuar sua presença e legado no mercado brasileiro, reforçando a ligação emocional com seus consumidores. A marca visa demonstrar a evolução e modernização de seus produtos, ao mesmo tempo que mantém suas raízes.

#2 – Qual é a história da marca?

A história da Volkswagen no Brasil é longa e significativa, completando 70 anos de atuação no país. A montadora construiu um legado marcado por veículos icônicos como a Kombi, que se tornou um clássico e um símbolo de várias gerações. Recentemente, a marca tem se reinventado, adotando novas tecnologias e lançando modelos modernos, como a van elétrica VW ID.Buzz.

#3 – Quem são seus personagens principais?

Elis Regina: uma das maiores cantoras da música popular brasileira, cuja imagem é usada para representar a tradição e a história.

Maria Rita: filha de Elis Regina e também uma renomada cantora, representando a continuidade e a inovação ao conduzir a nova van elétrica da Volkswagen.

#4 – Qual é a missão e a visão da empresa?

A missão da Volkswagen Brasil é inovar constantemente (“O novo sempre vem”), mantendo-se relevante e conectada emocionalmente com diferentes gerações de consumidores. Assim, a visão da empresa é continuar sendo uma marca de sucesso que passa de geração em geração.

#5 – Quais foram as suas falhas?

Com a descontinuidade da fabricação do Kombi em 2013, decorrente da obrigatoriedade da instalação de freios ABS e Air Bag duplo, a Volkswagen encerrou um ciclo. Contudo, como visto no vídeo, a partir desse obstáculo, surge o  VW ID.Buzz.

Portanto, o Brand Storytelling não é apenas uma técnica de marketing, mas sim uma poderosa ferramenta para construir relacionamentos significativos com o seu público e impulsionar o sucesso a longo prazo da sua marca. 

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