O mercado imobiliário é altamente competitivo, por isso, é fundamental tornar o trabalho mais eficiente e produtivo. Que tal otimizar seus processos e atingir os seus objetivos com as ferramentas de automação de marketing digital? Tudo começa pelo planejamento da jornada de compra. Ou seja, colocando no papel como surge um possível interesse de compra de um imóvel até, finalmente, o cliente ter as chaves na mão.

A jornada de compra de um imóvel não acontece por impulso, visto que o valor de um imóvel é um investimento mais alto. Muitas vezes, o possível comprador possui o dinheiro, mas não está  convencido de que aquele é o imóvel certo, ou contrário, ele quer aquele imóvel, mas não possui o orçamento necessário. 

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A automação ajuda nesse processo. Mas muito se engana quem pensa que as ferramentas implementadas para auxiliar a jornada de compra são um processo engessado e robotizado.

Confira algumas estratégias e ferramentas utilizadas na automação para o mercado imobiliário:

Base de leads

Os leads são os contatos que a sua empresa atrai através das suas ações de marketing. Esses contatos demonstram o mínimo de interesse pelo seu negócio, seja apenas para consumir um conteúdo que você produziu ou porque realmente deseja seu produto ou serviço.

Ter um bom site, com conteúdo rico e informações completas sobre os imóveis é um ótimo primeiro passo. Mas, é apenas o primeiro passo. De nada adianta se os visitantes entrarem e saírem do seu site sem que a sua empresa consiga mais informações sobre eles.  Conseguir informações sobre esses visitantes é importante para que você possa criar uma base de contatos – pessoas interessadas no seu negócio e com potencial de se tornarem clientes.

Uma maneira de fazer isso é através da criação de conteúdo para landing pages, e-books e newsletters. É só criar um formulário simples, solicitando e-mail, número do celular e o nome completo. Você também pode incluir outras informações se achar pertinente.

Nutrição de leads

É preciso não se afobar, pois não quer dizer que um lead que acabou de baixar um e-book que você produziu, sobre como escolher o primeiro imóvel por exemplo, esteja pronto para comprar. Mas isso também não significa que ele não vai comprar um imóvel em um futuro próximo. 

Para transformar os leads que você atraiu em clientes reais, é preciso investir em relacionamento. É crucial que você tenha cada vez mais conhecimento para enviar o conteúdo certo, na hora certa, para a pessoa certa. Quanto mais você souber sobre elas, mais chances terá de criar um relacionamento duradouro e gerar oportunidades para fechar a venda do imóvel. 

Lead scoring

O Lead Scoring ajuda a entender quais ações de marketing estão funcionando e fazendo o cliente se aproximar da compra do seu imóvel. Basicamente, ele oferece pontuações para cada contato, de acordo com suas interações. Por exemplo: o lead que converteu um formulário para receber um e-book ganha 10 pontos, quem abrir um email de automação ganha 5 pontos e assim por diante.

Essa facilidade é ainda mais importante para aumentar a produtividade da sua equipe, que pode investir mais tempo em outras tarefas cruciais para o seu negócio.

CRM 

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente. Neste software, ficam armazenadas todas as interações que o seu time realiza com um cliente. E todos os funcionários devem ter acesso às informações, como com quem o consumidor se comunicou, qual foi sua última compra, quando foi a compra e quanto ele pagou. 

Geralmente, a ferramenta é utilizada em empresas com um ciclo de vendas médio ou longo, com um processo de vendas que exige etapas no funil bem delimitadas. Por isso, é muito importante para o mercado imobiliário.

Design e criatividade

Design de qualidade e criatividade são diferenciais para trabalhar com marketing digital. Afinal, diferentes construtoras e incorporadoras podem ofertar seus empreendimentos em uma mesma região. Porém, o que as diferencia são as escolhas de comunicação com seus potenciais clientes. O grande pulo do gato é entender que seu posicionamento como marca (levando em consideração aqui os aspectos visuais de branding), faz você definir com qual tipo de público irá conversar. 

 

O assunto parece complexo, não é mesmo? Que tal contar com o apoio de uma agência com um time especialista no assunto e com experiência no mercado imobiliário? Fale com a Aliens Design e confie na gente para automatizar os processos de marketing da sua empresa! 

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