Você já considerou utilizar o pacote canva design para criação de logotipos e materiais gráficos e digitais para a sua empresa? Então saiba que criar sua marca no Canva pode trazer problemas de registro e fazer com que você descubra que o seu logo é igual a muitos outros por aí.

Precisa de ainda mais razões para evitar o uso? Então confira as principais razões a seguir:

Pacote canva design: o que é?

O Canva é um serviço que oferece recursos para criação de peças gráficas, desenvolvida para empreendedores que não querem ou possuem condições para pagar uma agência ou profissional de design.

Ele possui uma interface simples, com templates prontos e sistema de arrastar e soltar, dessa forma permite criar peças de maneira simples. O Illustrator e Photoshop (ferramentas muito comuns para criação na área do design), por exemplo, possuem muitos recursos, tornando o uso difícil e inacessível para quem é leigo no assunto. O Canva se apresenta como uma solução útil, simples e intuitiva nesse caso, mas tem suas limitações.

Então, por que não usar o pacote canva design? 

Antes de considerar a utilização para o seu negócio, é importante estar ciente de que você pode se prejudicar legalmente. Caso você seja um designer, a ferramenta também pode te limitar criativamente.

A seguir, deixamos 5 razões para não usar o pacote canva design:

Limites criativos

O Canva não foi criado pensando no desenvolvimento de identidades visuais, marcas e logotipos. Por conta disso, ele não oferece ferramentas de criação do zero, como o equivalente à pen tool ou ferramenta de combinação de formas. Você fica totalmente dependente dos elementos prontos que ele te oferece, que são de propriedade intelectual do Canva e nos leva ao próximo ponto.

Sua marca não pode ser registrada

Em um artigo no próprio site do Canva, a empresa deixa bem claro:

“Uma marca registrada precisa ser um símbolo único. Por isso, você não pode usar o conteúdo do Canva Grátis ou Canva Pro como parte de uma marca, marca registrada, marca de design, nome comercial, nome de empresa, marca de serviço ou logotipo. Nossos templates de logotipos são inspiração; são um ponto de partida para seu design exclusivo.”

Ou seja, após fazer a criação da sua marca com o pacote canva design, é possível registrar a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), mas legalmente isso não é permitido. A partir disso, o Canva pode entrar com processo e anular seu registro.

Outros logotipos igual ao seu

O Canva é um serviço muito popular, tanto no Brasil, quanto fora dele. Já imaginou quantas pessoas usam os padrões gratuitos do Canva para criar seu logotipo? Por não oferecer ferramentas de criação do zero, o uso desses elementos prontos faz com que a chance de você encontrar um logo igual ao da sua empresa seja muito grande, podendo trazer problemas no futuro. 

Branding enfraquecido

O Canva se propõe a ser uma ferramenta acessível, com modelos prontos que todo mundo pode usar. Dessa forma, é muito comum encontrar canais de comunicação de empresas parecidos uns com os outros, utilizando a mesma fonte e elementos. Os logotipos ficam sem conceito e semelhantes (quando não são idênticos).

Isso resulta em uma marca que não possui destaque no mercado competitivo, caindo no esquecimento do público. 

Aspecto amador

O processo de criação é muito complexo e envolve diversas etapas que o Canva jamais vai te trazer, como estudo, pesquisa, referências, técnica e aprofundamento em assuntos como teoria da cor, estilos de tipografia, noção de composição e afins.

Então, mesmo ao utilizar um layout pronto e alterar algumas coisas, quem tem um olhar mais profissional na área do design vai bater o olho e perceber essas falhas técnicas na produção da peça gráfica.

Como utilizar o pacote canva design de maneira correta? 

O Canva pode ser utilizado para criar templates seguindo uma identidade visual já criada anteriormente por um profissional da área de design. Isso serve para casos de clientes que não possuem uma equipe de design e não podem pagar para uma agência fazer esse trabalho. 

Lembre-se disso ao considerar utilizar o pacote canva design para a sua empresa. Dessa forma, se você leva a diferenciação a sério e sabe como isso pode impactar nos resultados da sua empresa a longo prazo, fale conosco clicando aqui. 

A Aliens Design é uma empresa especializada em design estratégico, com mais de 15 anos de mercado, temos as melhores soluções para sua marca!

Want to start a project? Create or review your own brand? We work with creative and smart solutions to improve your communication!

Aliens Design – Design Agency in Curitiba
© 2022 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

en_USEnglish