Não importa se você começou agora ou já investe na sua comunicação há algum tempo. Com certeza já deve ter ouvido o termo e se perguntado ‘o que é persona?’ Para saber o que é e qual a sua importância, continue a sua leitura!

Também pode ser do seu interesse: Como saber quando renovar minha marca? 

O que é persona?

A Persona  é um recorte lúdico e personificado do público-alvo de uma marca ou produto. Ela representa a idealização de um cliente ideal de uma marca, sendo baseada em pesquisas e dados primários os secundários. 

Ou seja, através de dados cria-se um pessoa fictícia que responda aos dados coletados e receba a comunicação da marca de forma assertiva. 

Como criar?

Apenas saber o que é persona não é o suficiente para criá-la. É um erro comum que marcas usem as personas de forma equivocada, pois criam suas personas apenas em achismos, sem qualquer dado real que a embase. 

Dessa forma, para a criação das persona é necessário coletar dados sobre o público alvo da marca, como por exemplo:

  • Dados demográficos;
  • Análises socioculturais;
  • Dados econômicos; 
  • Interesses e assim por diante. 

Uma vez que existem tais dados é possível criar a suas personas com assertividade. Sendo que elas podem variar de quantidade de marca para marca. 

Brand persona e Persona qual a diferença?

Sendo um recorte ideal e personificado do seu público a Brand persona nada mais é que a personificação da sua BRAND (em tradução: marca). Ou seja, agrega-se características humanas na sua marca, geralmente de acordo com seu arquétipo e tom de voz definido. Dessa forma, a definição de ambas é realizada na criação do branding verbal.

Uma excelente brand persona é a Lu do Magalu, por exemplo: 

o que é persona -magalu

Qual a sua importância na comunicação da marca?

É importante definir de forma assertiva as personas da marca, uma vez que são que o próprio público. Ao se comunicar da forma correta com seu público sua marca tem mais chances de se manter e prosperar. 

Em conclusão, saber o que é persona e possuí-las de forma correta garante que a equipe de marketing da sua empresa trace as estratégias mais assertivas para alcançar os objetivos da marca. 

Sua empresa não possui personas ou acha que está na hora de revisá-las? Então fale agora mesmo com um dos nossos especialistas! 

Falar com especialista

Want to start a project? Create or review your own brand? We work with creative and smart solutions to improve your communication!

Aliens Design – Design Agency in Curitiba
© 2022 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

en_USEnglish