A Inteligência Artificial (IA) obteve um crescimento em 2023, e não pretende parar nem um pouco em 2024. 

Com ferramentas que geram imagens e textos, ela também começou a tomar mais espaço no tráfego pago e no SEO, influenciando o impacto que o inbound marketing tem na captura de leads. 

Hoje, vamos discutir como a IA poderá revolucionar técnicas de Search Engine Optimization e como se adaptar a essa nova realidade.


O futuro do SEO com a Inteligência Artificial

De acordo com o artigo escrito pelo Giuseppe Caltabiano, a partir do estudo da Gartner, ocorrerá uma queda de 50% no tráfego orgânico de buscas até 2028 devido à Inteligência Artificial. Mas o que isso significa efetivamente?

Primeiro, é necessário reconhecer que o público geral está cada vez mais familiarizado com as IA’s. Um exemplo cotidiano dessa situação é o uso de aplicativos que transformam a imagem do usuário em uma foto mais formal.

Inteligência artificial foto
O aplicativo ‘Inteligência artificial foto’, da 4SPACES LTD, é um exemplo de como os usuários estão se adaptando às IA’s e normalizando o seu uso (Reprodução: 4SPACES)

Em seguida, o impacto das IA’s diminuirá o volume de tráfego orgânico – uma vez que há uma crescente conformidade com essa tecnologia –, o que resultará em um menor número de transações a partir desse canal.

Logo, a inteligência artificial está se integrando cada vez mais às ferramentas de busca, oferecendo resultados personalizados e troca de informações entre os usuários e um sistema de IA, também conhecido como ‘interações conversacionais’.

Inteligência Artificial Alexa
As interações conversacionais estão cada vez mais presentes, a Alexa, por exemplo, tem sido uma das assistentes de voz mais populares, com milhões de dispositivos vendidos em todo o mundo (Reprodução: Freepik)

Como se adaptar à nova realidade?

Essa mudança de realidade nos buscadores, que vem de um reflexo da ascensão tecnológica no mercado, não significa o fim da forma como consumimos informações; mas sim uma mudança que somará à estratégia de negócios que veem novas oportunidades.

Assim, uma empresa que visa se adaptar a essas mudanças poderá seguir os novos rumos do SEO com a ajuda da inteligência artificial.

#1 – Busca de palavras-chave com Inteligência Artificial

O usuário que precisa de um produto sempre irá procurar por termos específicos que o levarão ao seu negócio. Uma pessoa que pretende comprar uma residência em Curitiba, por exemplo, irá fazer uma busca por ‘casas Curitiba’ ou ‘apartamentos Curitiba’.

SEO Inteligência Artificial
(Reprodução: Freepik)

Leia também: Landing Page: 5 razões para usar em sua estratégia 

Dessa forma, você deve desenvolver um bom plano de SEO para que seu negócio esteja evidente nas buscas, tanto de forma paga quanto orgânica, com o intuito de obter mais conversões. 

Nesse planejamento de palavras-chave, a IA atua como uma boa aliada, potencializando o ranqueamento e estruturando de forma moderada as keywords necessárias. Algumas dessas ferramentas são:

  • ChatGPT
  • Niara
  • Surfer SEO
  • Jasper
  • SEO.ai

#2 – Entendimento de Conteúdo

A IA tem a capacidade de compreender e interpretar conteúdo de maneira semelhante a um humano, o que é crucial para os motores de busca.

Robô - IA
(Reprodução: Freepik)

Algoritmos avançados utilizam processamento de linguagem natural (NLP) para analisar e entender a intenção por trás das consultas de pesquisa. Logo, os resultados são mais relevantes, proporcionando uma melhor experiência ao usuário.

#3 – Personalização da Experiência do Usuário

A personalização é uma chave importante para o sucesso online, e a IA desempenha um papel vital nesse aspecto. Ou seja, algoritmos de aprendizado de máquina podem analisar o comportamento do usuário e fornecer resultados personalizados com base em preferências individuais.

jovem comprando roupas online
(Reprodução: Freepik)

Dessa forma, isso não apenas melhora a experiência do usuário, mas também aumenta a probabilidade de conversões.

#4 – Análise de concorrência

Ao automatizar a análise de concorrência por meio de IA, é possível acessar dados cruciais, como posicionamento de mercado, público-alvo, presença online, estratégias de marketing e experiência do cliente.

Análise de concorrência
(Reprodução: Freepik)

Desse modo, essa abordagem não apenas acelera processos anteriormente demorados, mas também oferece uma visão mais abrangente e precisa do panorama competitivo.

#5 – Análise Preditiva e Tendências de Pesquisa

Ao analisar grandes volumes de dados, a Inteligência Artificial pode prever tendências de pesquisa futuras. Isso permite que os profissionais de SEO antecipem mudanças no comportamento do usuário e ajustem suas estratégias de conteúdo de acordo.

Mude o seu negócio com a Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial está, sem dúvida, revolucionando o SEO. Ao entender o conteúdo, personalizar a experiência do usuário, automatizar tarefas e otimizar palavras-chave, a IA oferece um conjunto poderoso de ferramentas para impulsionar a visibilidade online.

Assim, esteja sempre à frente dos seus concorrentes com estratégias que valorizam a expertise humana e que reconhecem o valor da Inteligência Artificial. Contate a Aliens Design para ir mais longe.

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