Você já parou para pensar na importância da tipografia no design gráfico? Muitas vezes subestimada, a escolha da fonte certa pode ser crucial para o sucesso visual do seu projeto. Se você está se perguntando por onde começar ao escolher a tipografia adequada, este guia prático é para você.


A tipografia, conhecido popularmente como ‘fonte’, afeta não somente a estética como também perpassa por acessibilidade, estudos de UI e UX, e entre outros fatores no desenvolvimento de um material. Assim, separamos 7 dicas para você escolher corretamente qual tipografia usar e não errar no seu projeto.

O que é tipografia?

Segundo o  Oxford Languages, a tipografia é “conjunto de procedimentos artísticos e técnicos que abrangem as diversas etapas da produção gráfica (desde a criação dos caracteres até a impressão e acabamento), esp. no sistema de impressão direta com o uso de matriz em relevo; imprensa”. Em outras palavras, a tipografia é a forma ou aparência do texto, representada pelo design e estilo das letras.

Dessa forma, ao pensarmos na tipografia como a forma das letras, é possível separá-la em 2 tipos:

  • Fontes Serif: são fontes que possuem traços (serifas) em suas arestas. Assim, remete a um texto mais tradicional.

Tipografia

  • Fontes Sans Serif: referenciando um texto mais direto, moderno e de fácil escalabilidade, são fontes sem arestas.

Veja a seguir alguns exemplos de materiais gráficos que utilizam fontes com e sem serifas:

Tipografia

Como escolher a tipografia?

Agora com a ideia do seu projeto em mente, é necessário seguir algumas etapas para não errar a escolha da fonte e transmitir a mensagem certa.

Conheça o seu público-alvo

A tipografia deve comunicar de maneira eficaz com a audiência-alvo; assim, refletindo a personalidade da marca e facilitando a leitura para o grupo demográfico específico.

Defina a personalidade da sua marca

Cada fonte tem sua própria personalidade. Serifas tradicionais podem transmitir uma sensação de formalidade; no entanto, fontes sem serifa são geralmente mais modernas e limpas. Escolha uma tipografia que esteja alinhada com a identidade visual da sua marca, transmitindo a mensagem certa.

Considere a legibilidade

Não importa quão elegante uma fonte possa parecer; se não for legível, não cumprirá seu propósito. Considere fatores como tamanho, espaçamento entre as letras e o contraste em relação ao fundo. Além disso, a clareza é fundamental para garantir que sua mensagem seja compreendida sem esforço.

Variedade adequada

Ao criar um design, considere a combinação de fontes para adicionar variedade. Ademais, escolha uma fonte principal para títulos e uma secundária para o corpo do texto, garantindo que elas se complementem harmoniosamente.

Entenda a plataforma

A tipografia pode se comportar de maneira diferente em vários meios, como impressão e digital. Portanto, certifique-se de testar como suas escolhas tipográficas aparecem em diferentes plataformas. Isso garantirá consistência e eficácia em todos os formatos.

Mantenha o minimalismo

Em alguns casos, menos é mais. Optar por uma abordagem minimalista na escolha da tipografia pode resultar em designs mais elegantes e sofisticados. Desse modo, evite o excesso de estilos diferentes para não sobrecarregar visualmente o seu projeto.

Testes e ajustes

Antes de finalizar o design, faça testes com diferentes opções de fontes. Além disso, peça feedback de colegas ou amigos para garantir que a tipografia escolhida atenda às expectativas e transmita a mensagem desejada.

Logo, a tipografia é uma ferramenta poderosa. E é por isso que a Aliens tem um time de designers que sabe como desenvolver um projeto pensado na sua forma de comunicação. Entre em contato com a nossa equipe agora e garanta o sucesso da sua marca.

Quer começar um projeto? Criar ou rever sua própria marca? Trabalhamos com soluções criativas e inteligentes para melhorar sua comunicação!

Aliens Design – Agência de Design em Curitiba
© 2022 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

pt_BRPortuguês do Brasil