Existe um cenário de compras online pré e pós-pandemia. Isso porque, antes do isolamento social, o hábito de comprar em e-commerce era tímido no Brasil e, a partir do momento em que todos precisaram ficar em casa, a força de vendas online disparou. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mastercard, o e-commerce brasileiro registrou um aumento de 75% em 2020. Entre os setores, hobby & livrarias e drogarias foram as que mais cresceram. 

Com a reabertura das lojas físicas, como manter este crescimento das vendas online? Existe uma maneira de aliar ambas as formas de consumo? Entenda quais estratégias utilizar: 

 

Estratégia de omnichannel

O omnichannel é unir as forças e oportunidades das lojas físicas e onlines. O grande diferencial é integrar as duas operações, com o intuito de levar a melhor experiência para o consumidor. 

Uma marca que sabe utilizar muito bem o omnichannel é a loja Amaro. A Amaro é uma marca de moda brasileira, nascida no mundo digital com estratégia de varejo omnichannel. Ela marca presença nos maiores shoppings do Brasil, com lojas físicas que funcionam como Guide Shops, ou seja, um local para conhecer os produtos, fazer retiradas das compras online e tirar dúvidas com os funcionários. 

 

Ferramentas de automação 

Digamos que a sua loja venda artigos eletrônicos e as vendas de smartphones aumentaram no e-commerce. Em 2022, a sua meta é aumentar as vendas dos produtos relacionados aos celulares, como carregadores portáteis, fones de ouvido e bluetooths. 

Se a sua equipe de vendas for, manualmente, montar uma relação com todos os clientes que já compraram celulares no ano passado, para entender os possíveis interessados nos outros produtos, isso levará hoooras. Ao investir em ferramentas que automatizem esse processo, sua comunicação será muito mais assertiva e otimizada com o seu público.

 

As ferramentas de automação significam mais estratégia e agilidade na rotina de vendas. 

 

Inbound marketing 

Bom, você já sabe que as ferramentas de automação ajudam a coletar dados de forma mais assertiva e, que com o omnichannel você une forças do físico com o digital. Agora, como atrair esses possíveis consumidores interessados para a sua loja? 

Houve um tempo em que era comum ficar na frente da loja chamando os clientes para conhecerem as novidades. Muitas lojas ainda fazem isso até hoje, entregando flyers na rua. E isso não quer dizer que esta seja uma estratégia ultrapassada. Em alguns casos, ela ainda pode ser eficaz. 

Porém, com inbound marketing, você atrai o público que realmente está interessado na sua marca, qualificando-o através do bom conteúdo, até que ele finalmente se torne um cliente. 

O inbound marketing gera mais economia, leads, referências, tráfego, engajamento, credibilidade, oportunidades de vendas e decisões de compra, bem como maior ticket médio e melhor ROI para o seu e-commerce. 

Quer saber como implementar cada uma dessas estratégias no seu negócio? Entre em contato com a gente, a Aliens vai te ajudar a potencializar suas vendas no varejo! 

 

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