Você sabe o que é storytelling? A palavra vem do inglês e em tradução literal significa ‘contar histórias’. No entanto, muito além de contação de histórias, o storytelling pretende criar narrativas envolventes, que tenham um enredo muito bem elaborado. A ideia é prender a atenção do leitor desde o primeiro momento.

E claro, o storytelling também pode ser usado para vendas. Dentro do marketing digital é possível aplicar essa técnica para produzir conteúdos diferentes, promovendo a marca e ajudando nas vendas finais.

Se interessou? Então entenda um pouco mais sobre o que é storytelling e como você pode aplicar essa técnica de persuasão na sua empresa!

O que é storytelling?

O storytelling se envolve muito com os métodos de escrita da própria literatura. Ou seja, dentro de um storytelling é fácil encontrar elementos como personagens, cenários, conflitos internos ou externos e uma mensagem final. 

Dessa forma, um storytelling bem desenvolvido tem o poder de adaptar qualquer história para transmitir uma mensagem. O texto tem o objetivo de alcançar o lado emocional do leitor, passando uma mensagem final que, de alguma forma, acaba se tornando difícil de esquecer.

Afinal, uma boa história tende a levar o público a uma caminhada, com os elementos bem posicionados você pode se colocar no lugar do personagem principal, imaginar o seu ambiente e até mesmo simpatizar com a sua dor e o conflito que está se estendendo.

Entretanto, isso não vale apenas para histórias e livros de ficção. Dentro de um conteúdo de marketing, por exemplo, você pode desenvolver um texto que vai explorar as ideias e fazer com que o leitor não abandone o conteúdo até terminá-lo.

Diferenciais do storytelling

Existem muitos conteúdos dentro da internet. A cada segundo, a cada minuto – milhões de pessoas estão digitando. Se tornou impossível consumir tudo que já está, e tudo que ainda vai aparecer, no mundo digital.

Pensando nisso, é essencial apostar em diferenciais para se fazer notar nesse mar de conteúdo. O storytelling, assim como as próprias técnicas de SEO, pode destacar o seu conteúdo, como algo marcante e diferente. Dessa forma, aumentando o alcance da sua marca, levando mais usuários a interessar, não apenas pela sua história, mas pelos produtos e serviços que sua empresa oferece.

Como aplicar storytelling na minha empresa?

Uma campanha de marketing digital passa por diversas fases até finalmente chegar ao público e atrair clientes para uma marca. E para aplicar o storytelling em uma empresa não é diferente.

É preciso analisar vários pontos e como desenvolver uma narrativa envolvente que possa realmente fazer a diferença. Existe, de uma forma geral, 4 formas para aplicar as técnicas de storytelling em uma marca específica.

Product Placement

Primeiramente, com Product Placement, ou colocação de produto em tradução literal. Com essa estratégia é possível desenvolver uma história falando especificamente sobre um produto da sua empresa. 

Para manter as características do storytelling é importante colocar uma mensagem: como esse produto pode mudar a vida das pessoas? Como foi a trajetória da marca até criar esse produto específico?

Narratologia

Em segundo lugar, com a narratologia, é possível criar histórias que façam uma comparação. Ou seja, desenvolver uma narrativa que possa explicar como as soluções dos seus produtos podem melhorar a vida de seus clientes.

Personalidade de marca

Você também pode usar a personalidade construída para a sua marca, geralmente na fase de branding verbal. No branding verbal, a construção une a visão, os valores, posicionamento, tom de voz, propósito e até mesmo a missão da marca. Dessa forma você pode transformar a sua empresa em algo único, que se torna uma referência no mercado.

Cultura

Por fim, a cultura prevê a utilização de referências e traços da própria cultura pop na comunicação da sua marca. Com essa ação você pode demonstrar como a sua empresa, e seus produtos ou serviços, se relacionam com o dia a dia dos usuários. Assim como, mostrar que a sua marca combina com as preferências e gostos pessoais dos clientes.

Agora que você já sabe o que é storytelling, que tal aplicar em sua estratégia de marketing digital? Com a Aliens Design você conta com uma equipe super treinada para desenvolver conteúdos específicos para a sua marca se destacar e alcançar ainda mais pessoas. Entre em contato agora mesmo, clicando aqui.

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