Começar o próprio negócio é sempre um desafio. Além das constantes pesquisas de mercado, desenvolvimento de produtos e definição do público-alvo, também é essencial escolher o nome da empresa

O nome da sua marca acaba sendo tão importante quanto qualquer outra parte do processo de abertura da empresa. Será através deste nome que seus clientes vão conhecer e reconhecer seu negócio e por isso deve ser uma decisão muito bem calculada. 

Quer saber mais sobre esse processo de escolha tão fundamental para todas as marcas? Então continue a sua leitura e saiba mais sobre os tipos possíveis de nomes e 5 passos para que você possa escolher o nome da empresa!

Como escolher o nome da empresa?

O processo de naming, como é chamado pelos profissionais que se dedicam a isso, vem principalmente do que a marca quer expressar. Um bom nome, que tenha uma história e um contexto que envolve a própria empresa, pode trazer até mesmo novas oportunidades. 

No entanto, é preciso entender que existem diferentes tipos de nomes. Por exemplo, os principais modelos utilizados são:

  • Descritivos – que descrevem exatamente o que a empresa faz;
  • Siglas – para abreviações, são mais curtas e fáceis de lembrar;
  • Patronímicos – baseados em pessoas, de preferência diretamente relacionadas com a empresa;
  • Sugestivos – remetem de forma simbólica ao produto ou serviço ofertado;
  • Inventados – palavras completamente novas, que não necessitam de um conceito específico.

Entre esses modelos é preciso escolher um que esteja alinhado aos objetivos do seu negócio, assim como a sua personalidade como marca. Ao escolher o nome da empresa é preciso lembrar que essa palavra irá carregar em si o posicionamento, a visão, a missão e todo o ideal da sua marca.

Dessa forma, é preciso passar por alguns passos antes de tomar essa decisão, tão importante para a história do seu novo negócio. A pesquisa, brainstorm, seleção, testes e o registro oficial da marca, fazem parte do processo.

01- Pesquisa

Primeiramente é necessário fazer uma profunda pesquisa de mercado. Entender como funciona a área em que você está prestes a entrar e como seus concorrentes estão funcionando atualmente.

Tenha em mente os objetivos da sua empresa, os seus valores e o produto ou serviço que será ofertado. Saiba quem são seus concorrentes e qual o público-alvo da sua empresa.

Com essas informações já podem surgir algumas ideias, com base no que está sendo atualmente usado na sua área de mercado.

02- Brainstorm

Depois de muita pesquisa, está na hora de reunir todas as possíveis ideias que você tiver. E não pense que algum nome é ruim, na hora do brainstorm todas as ideias são válidas e quanto mais alternativas melhor. É possível que a melhor opção surja a partir da ideia mais inusitada na mesa, por exemplo.

Use da criatividade para escolher o nome da empresa, escreva todas as possibilidades. Apenas não esqueça de levar em consideração alguns detalhes como fácil pronúncia e o alinhamento com a sua marca.

03- Seleção

Logo após, teremos o passo de seleção. Agora você deve analisar cada uma das ideias que teve durante o brainstorm e decidir pelos melhores nomes. Levando em consideração o potencial de cada uma das ideias. 

Observe cada aspecto dos nomes, se existem algum duplo sentido, dificuldade de escrita, pronúncia e até o significado em outras línguas. Pode ser que muito se perca nesse processo, mas o objetivo é ficar com poucas, mas incríveis, opções.

04- Testes e verificação

Com as melhores palavras em mãos, você pode começar a testagem para escolher o nome da empresa. Entre em contato com amigos ou parceiros de negócio e verifique a reação deles com cada uma das palavras.

Você ainda deve fazer um estudo rápido dos termos nos buscadores da internet, como Google ou Bing. Assim como em registros de domínios de site e órgãos regulamentadores, a fim de descobrir se algum dos nomes já foi patenteado. 

05- Registro

Finalmente, com tudo checado e verificado, você poderá escolher o nome da empresa e fazer o registro oficial da sua marca. Compre os domínios do site e crie as páginas da sua empresa nas redes sociais. Dessa forma, você terá propriedade sobre o nome escolhido, de acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

Com isso, você consegue proteger sua marca de possíveis plágios, por exemplo, e ainda agrega valor sobre o negócio que você está construindo.

Escolher o nome da empresa é um processo que requer muita pesquisa e cuidado. Por essa razão, você pode contar com o time da Aliens Design para criar uma marca de impacto para o seu negócio! 

Temos uma equipe especializada em construção de branding para desenvolver sua marca. Conheça nosso portfólio clicando aqui, nele você vai encontrar projetos de naming que realizamos, como: Le Sense, Bongrano, Mirage e muitos outros. Se preferir, entre já em contato com a equipe comercial clicando aqui

Quer começar um projeto? Criar ou rever sua própria marca? Trabalhamos com soluções criativas e inteligentes para melhorar sua comunicação!

Aliens Design – Agência de Design em Curitiba
© 2022 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

pt_BRPortuguês do Brasil