E-mails marketing em HTMLimagem: Brett Jordan

Seu sonho são aquelas campanhas de e-mail marketing cheias de conversões, taxa de abertura lá em cima e 0 descadastros né? Saiba que mesmo para empresas que usam o e-mail marketing como canal de contato, otimizam seus assuntos e fazem copies super estratégicas, nem tudo está garantido. Afinal de contas, falta os e-mails marketing em HTML para potencializar esses resultados!

Não entendeu? Então continue a sua leitura e descubra como os e-mails marketing em HTML não podem ficar de fora da sua estratégia e caso não entenda algum termo utilizado dê uma olhada no nosso techniques ao fim da página!

E-mails marketing em HTML possuem design mais flexível

Desenvolvendo do zero, ou utilizando frameworks¹ como o Foundation for Emails, a construção do e-mail com código ao invés do uso de construtores drag and drop² comumente encontrados nas ferramentas de marketing, abre espaço para layouts mais criativos e diversos workarounds³ para empecilhos encontrados em diversos clientes de email.

Um e-mail com imagens demais, ou pesado demais pode ser negativo para sua campanha, mas a possibilidade de ocasionalmente poder colocar uma fonte diferenciada em um trecho, montar molduras ou utilizar imagens que acompanhem ou não os textos são opções dificilmente encontradas no construtores padrões e podem vir muito a calhar dependendo do objetivo do envio ou da campanha, de forma geral. 

Teste em ambientes variados

Utilizando ferramentas como o Testador de Emails da Litmus, é possível testar a qualidade do seu código e o comportamento do e-mail em diversos ambientes, mudando desde o sistema operacional até o cliente de e-mail4. Vale lembrar que as regras atualizadas do funcionamento de propriedades de CSS5 em e-mails marketing também podem ser encontradas no Guia de Suporte CSS da Campaign monitor, já adiantando para os desenvolvedores quais funções são aplicáveis antes mesmo de desenvolver o e-mail.

Desenvolvimento segmentado

Sabendo das limitações de determinados clientes de e-mail e sistemas operacionais, é possível segmentar campanhas a nível de layout e implementar designs específicos de acordo com cada público alvo. 

Sabemos por exemplo, que o aplicativo Outlook para desktop tem diversas limitações que o Gmail não tem, ou funções que só são executadas no Apple Mail ou Gmail para Android.

Asset 100

Ilustração de: Lucasz Adam

Legenda: As propriedades Fill e Stroke de imagens SVG em código só são suportadas pelo Mail(OSX)6 e Mail(iOS)6.

Campanhas com foco corporativo, onde existe a padronização de dispositivos e aplicativos podem ser uma ótima oportunidade para usar esses recursos que podem deixar os e-mail mais cativantes que nunca.

Melhor tratamento de conteúdo

O planejamento de conteúdo acompanha o planejamento melhorado de layout, podendo criar CTAs (call to actions – chamadas para ação) com mais impacto, posicionar conteúdos dentro de imagens que se comportam de forma responsiva, variar estilos de fontes para diferenciar a relevância de informações e diversas outras possibilidades que por vezes os construtores limitam.

Código mais enxuto

Os construtores carregam um código inline com todo o CSS necessário para o funcionamento dos designs relativos às funções completas dos layouts da ferramenta de marketing. isso vem acompanhado diversas vezes de muitas classes e styles inline7, nos deixando com um código maior a ser interpretado pelo cliente de e-mail. Desenvolvimento em HTML faz com que apenas o código que foi planejado para estar ali seja entregue ao cliente final, melhorando o tempo de carregamento e evitando as caixas de SPAM.

Conclusão

Envios com e-mails trabalhados em código possuem uma maior otimização do conteúdo e maleabilidade nos layouts. Além de criação de conteúdos segmentados por tecnologia de público, o desenvolvimento de e-mails marketing em HTML permite que você aproveite todo o potencial que essa ferramenta de comunicação tem a oferecer, fazendo com que, dentro de uma estratégia assertiva, os seus resultados sejam ainda mais potencializados. 

Quer saber mais sobre campanhas de e-mail marketing ou ficou com alguma dúvida? Entre em contato.

Não entendeu algum termo usado ao longo do texto? Confira nossos dicionário de techniques

Framework¹ Pacote de código pronto que facilita o desenvolvimento
Drag and Drop² Sistema de clicar e arrastar blocos para construir uma estrutura
Workaround³ Solução para um problema por via alternativa
Cliente de E-mail4 Aplicativo de e-mail. É o local onde os e-mails são gerenciados.
CSS5 Cascading Style Sheet. Folhas de estilo. É o código que define como a estrutura HTML vai ser impressa nos âmbitos geométricos e de cor.
OS6 Sistema operacional
Style inline7 Termo utilizado quando um estilo css é carregado através da tag <style> ao invés de uma classe em arquivo css separado.