Tipografia, fonte ou alfabeto. Há diversas formas de chamarem a criação dos designers. Independente da nomenclatura é essencial entender porque ter uma tipografia exclusiva e a sua importância no fortalecimento de uma marca. 

Quer saber mais? Então continue a sua leitura!

O que é uma tipografia exclusiva?

Primeiramente, é necessário entender o que é e o que caracteriza uma tipografia exclusiva. Denomina-se assim as tipografias que não são listadas para uso público, seja de forma paga ou gratuita. 

Dessa forma, uma tipografia exclusiva é a criação do designer destinada a identidade visual de apenas uma marca. Isto é: caracteres desenhados e pensados apenas para sua marca, diferenciando-se das demais e tornando-se únicas.

Abaixo podemos analisar a renovação do Banco do Brasil, que deixou de lado a clássica, porém saturada, Arial para ter sua própria fonte, projetada pelo estúdio Fabio Haag Type.

porque ter uma tipografia exclusiva

Por que ter uma tipografia exclusiva? 

Para diferenciar a sua identidade visual das demais. Afinal, quando falamos de identidade visual estamos falando de elementos que quando em conjunto nos remetem a uma determinada marca. Logo, apenas a exclusividade pode garantir a diferenciação e por consequência a lembrança. 

Dentro dos elementos que compõem uma identidade visual podemos citar o logo, cores, formas específicas e assim por diante. A tipografia é um deles, sendo por vezes o elemento de maior importância, afinal quando escolhida e usada corretamente se torna um poderoso elemento de identificação da marca.

No processo de criação podemos optar por uma fonte livre para uso, obviamente as chances dela já ser amplamente utilizada é gigantesca, mas isso não é um problema único de fontes gratuitas, fontes pagas e licenciadas possuem o mesmo problema, mesmo que em uma escala menor. Dessa forma, acabam sendo utilizadas pelas mais diversas empresas e pessoas, tornando-se assim fontes com características enfraquecidas e pouco memoráveis. 

Por que as grandes marcas estão investindo nisso?

Sabendo que de todas as problemáticas que uma tipografia comum – tanto paga como gratuita – geram, as grandes marcas não querem ver sua identidade sendo facilmente copiada e recriada por aí. 

Dessa forma, criam tipografias exclusivas a fim de gerar uma identificação e lembrança única na mente do consumidor. E quando algo ou alguém tenta copiar essa identidade é comum que as pessoas ao redor apontem a cópia e até menos a satirizem. 

Com isso aprendem-se duas grandes lições, a primeira é que investir em exclusividade gera resultado e a segunda é que mesmo quando alguém tentar copiar sua essência é da sua marca que as pessoas irão recordar e não do concorrente.

Conclusão

Agora você já sabe porque ter uma tipografia exclusiva, mas vale relembrar alguns pontos chave.

Ter uma fonte exclusiva é antes de mais nada um investimento, uma forma  de reforçar a identidade visual e o Brand Awareness da sua marca. A prática, cada vez mais presente no mercado, mostra a preocupação das empresas em investir nos mais diversos elementos buscando se diferenciar, por isso optar por uma fonte exclusiva é algo que deve ser considerado quando você está pensando em criar ou atualizar sua marca. 

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