Com o avanço da era digital, você já deve ter se perguntado se ainda vale a pena anunciar em outdoor. As ferramentas do marketing tradicional eram a única escolha para que lojistas e outros empresários pudessem atrair a atenção do público e possíveis clientes.

Entretanto, com a chegada da internet e a ascensão do marketing digital, existem novas – e mais diretas – formas de aumentar as vendas. As estratégias digitais podem se mostrar mais econômicas e até mesmo mais eficazes. Com a possibilidade de segmentação de conteúdo, o seu anúncio pode chegar para pessoas que realmente tem interesse no seu produto ou serviço.

Ainda sim, as duas formas de marketing, tradicional e digital, podem ser apostas certas para o seu negócio. Ambas formas não precisam competir, mas sim se complementar. É até mesmo recomendado que se use as duas formas para garantir ainda mais resultados.

Continue a leitura e entenda mais sobre o marketing tradicional, marketing digital e se ainda vale a pena anunciar em outdoor:

Marketing tradicional

O marketing tradicional representa todas as formas, agora offlines, de venda. Como por exemplo, comerciais de TV ou rádio, telemarketing ou mesmo materiais impressos como panfletos, flyers e outdoors.

Com o marketing tradicional o objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas. Por isso é amplamente planejado, estruturando toda a mídia que será veiculada.

As campanhas tradicionais também são trabalhadas a longo prazo. Um mesmo comercial pode ficar por semanas no ar. Enquanto anúncios de outdoor se mantém por até meses.

Cativando muitas pessoas ao mesmo tempo, a produção do marketing tradicional também deve ser mais ampla. Para anunciar em outdoor, por exemplo, é preciso apostar em uma linguagem clara e direta. Que possa alcançar diferentes públicos.

Alcance de anúncio em outdoor

Uma grande aposta para o marketing tradicional é anunciar em outdoor. Afinal, esse meio de mensagem pode atingir um grande número de pessoas em pouco tempo. Esse meio é muito utilizado para divulgação de produtos ou mesmo para fixação de marcas. 

Por exemplo, varejistas podem se beneficiar do alto alcance do outdoor e sua exibição 24h por dia. Com uma troca que acontece a cada 15 dias, anunciar em outdoor também pode ser uma ótima opção para exibir promoções e ofertas limitadas. Além disso, é praticamente impossível ignorar um outdoor, quando este está bem posicionado.

Como qualquer estratégia de marketing, os anunciantes esperam que o investimento retorne em novas vendas. Porém, da mesma forma como o outdoor alcança muitas pessoas diariamente, é difícil mensurar seus resultados reais para o anunciante.

Não é possível medir o número exato de pessoas que foram impactadas pela campanha. Todavia, existem algumas ações para tentar medir os esforços de anunciar em outdoor. Por exemplo, repassar questionários para os clientes, para descobrir a origem daquela venda. Ou, antes de anunciar em outdoor pedir para a empresa responsável pela veiculação os dados dos consumidores que transitam por aquela região (geralmente dados socioeconômicos), e verificar se estão dentro da faixa de público que a campanha pretende atingir. 

Por exemplo, se determinado produto é destinado a consumidores da classe A e vendido em mercados, é possível anunciar em outdoors ao redor de determinado mercado classe A.  Sabendo que as pessoas que transitam por aquelas ruas possuem o poder aquisitivo necessário para fazer compras naquele mercado e consequentemente consumirem o produto anunciado. 

Um outro método, que demanda mais esforço e dinheiro, é instalar aparelhos próximos ao outdoor. Através de um sinal wi-fi é possível determinar o fluxo de pessoas em um certo raio de distância.

Marketing digital e vantagens

Por outro lado, o marketing digital se aplica de forma completamente diferente. Enquanto o marketing tradicional exige mais planejamento e estrutura. As campanhas digitais são mais imediatas e também não ficam tanto tempo em circulação.

Além disso, você ainda pode segmentar seus anúncios. Dessa forma você tem a certeza de que as campanhas estão aparecendo para pessoas que tenham um perfil parecido com o da sua persona. Esse público estará mais disposto a comprar o seu produto, aumentando suas chances de fechar uma venda.

Você também conta com métricas como Retorno sobre Investimento (ROI) e o Custo por Aquisição de Cliente. Ou seja, é possível contabilizar os investimentos e retornos, apostando apenas em campanhas que apresentam os melhores resultados para sua empresa.

Em relação ao marketing, a internet trouxe muitas possibilidades para os anunciantes. E ainda tem um ótimo custo-benefício para empresas de vários tamanhos e diferentes segmentos.

Outdoor em época de pandemia

A pandemia do coronavírus trouxe drásticas mudanças para o dia a dia de muita gente. Uma das principais formas de conter o vírus é através do isolamento social. Por isso, empresas decidiram anunciar em outdoor com mensagens motivando as pessoas a ficarem em casa neste momento crítico.

Em Santos, São Paulo, uma marca especializada em outdoors espalhou uma mensagem simples e direta: Eu tô aqui porque sou um outdoor. E você, tá fazendo o que na rua?

Outra empresa, que contou com painéis digitais espalhados em grandes capitais do país contou com o mote de campanha: ‘eu não quero ser visto. #fiqueemcasa’.

               

Muitas outras cidades colocaram mensagens pelas ruas fazendo apelos para que a população ficasse em casa. Ou mesmo advertindo sobre a doença e seus principais cuidados, como higienização das mãos. 

Isso demonstra o quanto os meios tradicionais de marketing ainda podem ser tão eficazes quanto os digitais. Ainda mais, é possível utilizar as duas formas de marketing para uma mesma marca.

Tudo depende do principal objetivo da sua empresa com o marketing. Pensando na sua marca, você ainda acha que vale a pena anunciar em outdoor?

Quer começar um projeto? Criar ou rever sua própria marca? Trabalhamos com soluções criativas e inteligentes para melhorar sua comunicação!

Aliens Design – Agência de Design em Curitiba
© 2022 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

pt_BRPortuguês do Brasil