Você tem uma boa gestão de tempo em home office? O modelo de trabalho remoto, não é mais novidade, tem crescido muito nos últimos anos. Desde 2018 já eram mais de 3 milhões de profissionais trabalhando de casa, segundo o IBGE.

Devido a pandemia do covid-19 e medidas de isolamento social, diversas empresas precisaram colocar em prática o trabalho de casa. Dessa forma, aumentando ainda mais os profissionais adeptos da modalidade que divide tanto a opinião de diversos profissionais. 

Para alguns, é o trabalho dos sonhos. Entretanto, para outros pode ser um desafio organizar seu tempo trabalhando dentro de casa.

Continue lendo para saber mais sobre gestão de tempo e confira 5 dicas para otimizar seu home office!

O que é gestão de tempo?

Principalmente, o objetivo da gestão de tempo em home office é ajudar na organização das atividades diárias. Dessa forma, é possível planejar melhor o seu dia, desenvolver seu trabalho de forma tranquila e até alcançar novos resultados.

A princípio, pode parecer uma tarefa complicada. Entretanto, estabelecendo metas e prioridades é possível melhorar e muito a sua qualidade de vida no trabalho.

Entenda a importância da gestão de tempo em home office:

Com uma boa gestão de tempo em home office você consegue otimizar seu tempo e aumentar sua produtividade. Além disso, vai ser muito mais fácil organizar todo o seu setor na empresa e finalizar projetos inacabados.

Do mesmo modo, você pode até gerar benefícios para sua vida pessoal. Afinal, com uma rotina bem definida, você acaba diminuindo problemas como estresse ou irritabilidade.

Confira agora 5 dicas essenciais para você fazer uma boa gestão de tempo em home office:

01- Espaço adequado

Primeiramente é preciso definir um espaço para o seu escritório em casa. Por mais tentador que seja, nada de trabalhar no sofá ou na mesa da cozinha. Um local adequado para seu escritório em casa é essencial para organizar sua rotina.

Pode ser difícil encontrar um ambiente calmo e privado para você trabalhar. Entretanto, ainda existem outras formas de transformar uma pequena área da sua casa no escritório perfeito.

Procure escolher uma área longe de distrações e silenciosa para ajudar na concentração. Ao mesmo tempo, a ventilação e iluminação também são importantes, não esqueça de escolher um local bem arejado. Por exemplo, confira 4 cantinhos de integrantes aqui da Aliens:

02- Defina seu tempo

Da mesma forma, é essencial definir seus horários para trabalho e descanso. Pode ser muito fácil ultrapassar as horas de trabalho para adiantar um projeto ou finalizar alguma tarefa.

Não esqueça de examinar os horários da família, para planejar seu dia e evitar distrações. Para garantir a melhor gestão de tempo em home office, é importante também compreender os seus melhores horários. Você produz mais durante a manhã ou pela tarde?

Com entendimento dos seus picos de produção, é possível sincronizar seus maiores desafios do dia com seus picos de produção, dessa forma as tarefas mais difíceis tendem a serem realizadas sem tanta dificuldade. 

Outro ponto importante é usar agendas, ou mesmo aplicativos, para controlar e manter as tarefas do dia e do trabalho bem separadas.

03- Ferramentas de trabalho

Além das conhecidas reuniões online e troca de e-mails, sua equipe pode apostar em ferramentas de trabalho remoto. Ou seja, plataformas de gestão de tarefas ou aplicativos de troca de mensagens.

Estes são alguns recursos que podem manter os colaboradores mais unidos e ainda otimizar o tempo de cada um durante a realização de uma tarefa.

04- Pausas são necessárias

Assim como todo escritório tem uma hora especial para o cafézinho, não pode ser diferente no home office. Faça algumas pausas durante o seu expediente em casa também e não esqueça do seu horário de almoço.

Esses pequenos respiros durante o dia te ajudam a voltar com toda a energia para o trabalho!

05- Técnicas de organização

Ainda sim, pode ser complicado ajustar a rotina do trabalho remoto. Neste caso existem algumas técnicas de organização para controlar e gerir o tempo. Alguns métodos são bem simples, outros mais sofisticados. Você pode escolher o que melhor se encaixa com a sua realidade!

Um exemplo é a técnica pomodoro. A ideia é dividir o trabalho em intervalos de 25 minutos de foco total. Cada intervalo desse deve ser intercalado com cinco minutos de descanso. Nesse momento você deve anotar o seu progresso ou conclusão de cada tarefa.

Portanto, cada intervalo entre foco e descanso, é um ciclo. Fechando 4 ciclos concluídos permite-se uma maior pausa para descanso. Dessa forma você pode aumentar a concentração nas suas atividades, controlar distrações e otimizar seu tempo de trabalho.

Enfim, ainda existem diversos aplicativos que podem te ajudar na gestão de tempo em home office. Com uma boa organização da sua rotina você terá tempo para finalizar todos os seus projetos com calma e ainda curtir sua família em casa, depois do expediente!

Gestão de tempo em Home Office na Aliens Design

O time da Aliens Design conseguiu se organizar e está mantendo uma ótima gestão durante o home office. Nos reinventamos e criamos uma nova rotina. Temos reuniões diárias com todos os membros da equipe para alinhamento e insights, além do aumento de reuniões para a execução de projetos.

Em relação à comunicação, a equipe está sempre de olho nos e-mails da agência e até mesmo no WhatsApp para contatos mais urgentes. Além disso, utilizamos uma plataforma de gestão de projetos, o Operand. Dessa forma, podemos controlar o tempo das tarefas e as prioridades do dia.

Com um ótimo planejamento e organização, a Aliens Design conseguiu colocar o modelo de home office em prática. O trabalho remoto tem funcionado de forma plena em todas as áreas da agência e nossos colaboradores têm conseguido se organizar e garantir a melhor gestão de tempo em home office nesses últimos meses!