Hoje, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nós trouxemos 4 designers brasileiras e seus trabalhos. Talvez você ainda não as conheça, porque essa área ainda faz parte de uma história recente no Brasil. Por exemplo, foi só na década de 1960 que começaram as bases para estudo e desenvolvimento do design no país, com a criação da Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), sendo a primeira escola de design aqui no Brasil.

O profissional de design desenvolve a criação de aspectos estéticos, assim como novas soluções para os mais diferentes segmentos da indústria. Contemplando ainda diferentes possibilidades dentro de uma mesma área, como design gráfico, industrial, têxtil, ambiental e muitos outros.

E claro, da mesma forma como em outras áreas e profissões da comunicação, as mulheres têm um espaço para mostrar todo o seu poder e criatividade dentro do design. Conheça agora mesmo quatro designers brasileiras e seus trabalhos extraordinários:

01- Ruth Kedar

Nascida em Campinas, São Paulo, Ruth Kedar é uma das designers brasileiras mais reconhecidas internacionalmente. Em especial por seu trabalho na criação do logotipo da Google. Apesar de ter nascido no Brasil, sua família se mudou para Israel, onde Ruth se formou em Arquitetura. Para complementar a sua formação, Ruth também fez um curso de pós-graduação em Design na Universidade de Stanford, na Califórnia.

Com uma tese sobre o design das cartas de baralho, ela foi requisitada pela Adobe Systems, para criar um baralho Adobe Deck, em 1988. Essa foi uma peça de marketing desenvolvida para promover o software Adobe Illustrator.

02- Cristiana Gretcher

Cristiana Gretcher é outro grande nome entre incríveis designers brasileiras. Carioca e formada pela PUC-RJ, Cristiana passou por escritórios de design gráfico em Nova York e Londres. Em 2011 começou a trabalhar na Coca-Cola, e em 2015, foi promovida para a matriz da corporação, na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos.

Ela começou coordenando todo o trabalho das agências internas em projetos de reformulação e comunicação visual. Sua maior missão foi alterar as embalagens do refrigerante mais famoso do mundo, unificando a marca e deixando em evidência as opções com menos ou zero açúcar.  Foram 18 meses de trabalho até que ela, sua equipe e ainda outros seis escritórios de design pelo mundo, chegassem no novo visual. Essas embalagens foram apresentadas ao público ainda em 2017.

03- Juliana Moore

Especializada em tipografia e lettering, Juliana Moore, tem foco em marcas, identidade visual e ilustração editorial. Ela se formou em Design Gráfico pelo SENAC-SP e começou sua carreira como motion designer. Contudo, como sempre se interessou pelo lettering, fez alguns cursos na área e em 2013 se especializou em Design de Tipografias na Universidade de Buenos Aires (UBA).

Ela atua como freelancer desde 2014, desenvolvendo logos, ilustrações e murais de lettering. Também ministra alguns cursos e workshops de caligrafia e lettering, com uma abordagem técnica para iniciantes.

Em um de seus trabalhos, ela desenvolveu a capa para o livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes 2, com um trabalho incrível de lettering.

04- Lucy Niemeyer

         

Lucy Niemeyer é outro grande nome entre as grandes designers brasileiras. Ela é especialista nas áreas de Comunicação, Semiótica, Design Industrial, Projeto de Produto, Design Gráfico, Design de Interiores e Design Editorial. Publicou mais de 16 artigos em periódicos especializados. E ainda escreveu 14 livros, entre Design no Brasil: origens e instalação, Tipografia: uma apresentação e também Elementos da semiótica aplicados ao design.

Sua abordagem sempre se aproximou do design social. Buscando compreender a ligação entre o design de objetos e serviços no bem-estar de toda a população.

Mulheres de comunicação na Aliens Design

As mulheres lutam todos os dias por seu merecido espaço no mercado de trabalho. Seja na comunicação ou em outras tantas áreas profissionais. Aqui na Aliens Design nós contamos com mulheres incríveis em todas as áreas da agência. Desde design, atendimento ao cliente, social mídia e redação.

As mulheres somam metade do time da Aliens! Acompanhando de perto e auxiliando o crescimento de cada um dos nossos clientes, em suas distintas áreas.

Nossa missão é oferecer soluções criativas e inovadoras de comunicação, contribuindo para um mundo mais justo e melhor de se viver. E não poderíamos fazer isso sem a nossa equipe de profissionais incríveis e altamente capacitadas.

 

Mulheres incríveis que realizam todos os dias trabalhos ainda mais incríveis! Feliz Dia Internacional da Mulher