Quer se tornar um empreendedor, mas ainda tem dúvidas sobre como lançar uma marca corretamente? Então nós vamos te ajudar, basta continuar a leitura e anotar as nossas dicas!

Pode ser do seu interesse – O que é Branding empresarial e sua importância

1º Antes de lançar uma marca entenda do seu mercado

Pode parecer uma dica boba, mas é surpreendente o número de pessoas que não se dedicam a uma pesquisa efetiva sobre o mercado que estão prestes a entrar. Isto é, uma análise mercadológica detalhada, que inclua concorrência, projeções para os próximos, anos, crescimento anual e etc.

Dessa forma, é possível realizar projeções reais e evitar diversos transtornos. Como por exemplo, problemas no momento de registro da marca. É comum que as pessoas tentem registrar marcas após o seu lançamento, sem antes verificar a disponibilidade do nome, o que é um enorme erro.

ií~k;09Afinal de contas, além de perder tempo e dinheiro ainda é necessário refazer toda a comunicação do lançamento e as vezes pode até mesmo sofrer um processo da marca que já é registrada.

2º Procure profissionais

Como tudo no mundo há coisas que se pode fazer sozinho, mas há coisas que não se pode abrir mão de um profissional. É comum que as pessoas achem que podem lançar uma marca sozinhas, pois acham que é um trabalho fácil.

No entanto, lançar uma marca de forma errada é fácil, já a maneira certa exige cuidado e muitas pesquisas. O que envolve é claro o trabalho de profissionais capacitados e com experiência na área. Indo desde a pesquisa de mercado até o design do produto.

Para saber o que cobrar da empresa contratada para seu projeto de lançamento é necessário conhecer as etapas fundamentais de um lançamento, elas são:

  • Saiba exatamente o que seu produto é e seus objetivos;
  • Pesquisa e análise mercadológica;
  • Descoberta do público e pontos de contato;
  • Criação e registro de naming;
  • Branding;
  • Campanha de lançamento.

Leia também – Como criar Missão, visão e valores da minha empresa?

3º Se planeje financeiramente para lançar uma marca

Como você pode ver acima, lançar uma marca é complexo e envolve diversas etapas. Sendo assim um investimento grande que demora para para dar lucros (dependendo do mercado pode levar até 1 ano). Dessa forma, se planeje também financeiramente para essa decisão.

Uma boa alternativa para poupar gastos é começar a venda online (dependendo do mercado) antes de se comprometer com um espaço físico. Assim é possível poupar com aluguel comercial, luz, água e até mesmo funcionários.

4º Comunicação não é gasto, é investimento

Saber no que investir é fundamental para quem quer lançar uma marca. Ainda há pessoas que não acreditam no poder dos comunicadores, mas do que adianta ter o melhor produto se o seu público não sabe disso? Lembre-se, quem não é visto não é lembrado!

É fundamental investir no branding da sua empresa, mas é importante não abandonar a comunicação depois dessa etapa. Afinal a comunicação é responsável por levar seu produto para o público certo no momento ideal! Lembre-se “Todo mundo” não é público-alvo e seu produto dificilmente será o primeiro e único a tentar resolver um problema.

Lançar uma marca é um assunto realmente longo, mas esperamos que as informações acima te ajudem nesse processo. Nós da Aliens Design possuímos mais de 10 anos de mercado e estamos dispostos a te ajudar, basta deixar sua dúvida abaixo!

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Então conheça nosso portfólio clicando aqui.

Quer começar um projeto? Criar ou rever sua própria marca? Trabalhamos com soluções criativas e inteligentes para melhorar sua comunicação!

Aliens Design – Agência de Design em Curitiba
© 2019 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

pt_BRPortuguês do Brasil