Existem diversas estratégias de comunicação, que geram resultados para a sua marca, uns falam que digital é melhor que off e tem quem diga que a integrada é melhor. Se você está perdido no meio de tantas informações e não sabe o que é comunicação integrada, continue a sua leitura! 

Afinal o que é comunicação integrada?

Uma empresa precisa ter um posicionamento e objetivos para desenvolver uma consistência dentro do mercado. A comunicação integrada está aqui para ajudar marcas neste processo. 

Comunicação integrada é o termo utilizado para uma estratégia que envolve planejamento, análise e padronização dos conceitos e objetivos da sua marca. Ela utiliza de uma mesma linguagem em todos os meios de comunicação, o que ajuda a desenvolver uma consistência e um padrão.

Ou seja, caso sua empresa seja informal e bem próxima ao cliente. Deverá em todas as redes, embalagens, produtos, jornais e propagandas utilizar a mesma abordagem. Independente de serem meios digitais ou não. 

Esse método faz com que o usuário tenha uma melhor experiência ao conhecer seus produtos, permitindo que se perpetue a lembrança de marca. 

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Quais os objetivos dessa estratégia?

O principal objetivo é fortalecer o branding da sua empresa, tornando ela mais conhecida e com mais sucesso. No entanto, existem outros objetivos que fazem parte dessa estratégia, por exemplo: 

Consistência

Esse processo oferece mais consistência para sua marca, pois todos os seus meios de comunicação vão andar lado a lado. Isso só é possível com um planejamento coerente, que envolva o mesmo padrão visual e linguístico. 

Coerência

Sabemos que os consumidores estão cada vez mais exigentes e querendo saber mais sobre o que estão consumindo. Dessa forma, eles querem saber quais as ideologias da marca e de onde vem a matéria prima dos produtos.

Por isso, tudo precisa ser extremamente coerente. Imagine um cenário onde uma marca promove seus produtos dizendo que são sustentáveis ou veganos, mas na realidade são utilizados plásticos e matéria prima animal.

Isso pode manchar a imagem da empresa de forma irreversível. Perdendo valor no mercado, relevância, público e até mesmo autuação por propaganda enganosa. 

Continuidade

Outro objetivo dessa estratégia é deixar sua empresa conhecida de forma contínua, pois ela vai estar sempre atenta às notícias e aos acontecimentos do mundo, se adaptando conforme as necessidades.

Isso forma clientes fiéis, que acreditam no que sua empresa vende e a tem como referência. Dessa forma, levando a sua marca de geração à geração. 

Complementaridade

Os seus canais de comunicação vão se integrar, cada um deles vai contar um pouquinho sobre a sua marca. E com isso seus clientes acabam migrando de uma conta para a outra, o que fortifica todo o sistema.

Um dos maiores erros de uma comunicação integrada amadora é a repetição exata de informações, sem levar em consideração as diferenças de canais. 

Como aplicar na sua empresa?

Antes de tudo é necessário ter tudo muito bem esclarecido com seus funcionários e sócios. Todos precisam saber quais conceitos sua empresa tem, quais seus posicionamentos e objetivos.

Depois disso é necessário estudar seu público-alvo. Pesquise, pergunte e investigue onde que eles estão, qual o gênero, faixa etária, interesses e locais que possam frequentar e etc. 

O próximo passo é começar o planejamento do que e como será transmitido. Sempre levando seu público-alvo em consideração antes da tomada de decisões. E só então estipule canais digitais e offline para transmitir sua mensagem. 

É essencial que ao entrar em contato por uma plataforma ou outra, o cliente possua um padrão de atendimento e informações a serem recebidas. É isso que favorece a comunicação integrada, saber que apesar do cliente estar presentes na internet ele também está fora e vice e versa. 

Conclusão 

Ainda não entendeu ao certo o que é comunicação integrada? Pois bem, em resumo a comunicação integrada é utilizar canais online e offline para a comunicação da sua marca. Criando uma narrativa na qual tudo esteja interligado, fortalecendo assim a sua marca como um todo e não apenas em um canal. 

Ainda tem dúvidas? Então deixe seu comentário abaixo e um dos nossos especialistas responderá suas questões!