Ser um empreendedor não quer dizer ter a resposta correta para todas as suas dúvidas, mas saber que as dúvidas que levam a melhoria do seu negócio. E se quer saber “quando renovar a minha marca?” está no lugar certo, continue a sua leitura!

O que é redesign? 

Por definição redesign significa reformular, refazer, reaplicar ou redesenhar o design de algo, neste caso a marca da sua empresa. O design de uma marca vai além de sua logo, ampliando-se a toda a sua identidade visual, ou seja, todas as peças que comunicam sua marca. 

Por que fazer redesign?

A sociedade está em constante processo de otimização. Dessa forma, sempre surgem melhores técnicas que podem se enquadrar melhor a realidade da sua empresa. Além disso existe o fator de adaptação ao contexto atual em que a marca está inserida, que deve ser levado em consideração ao longo dos anos. 

Afinal uma marca que aparenta ser desatualizada tende a perder credibilidade perante a concorrência. Que por sua vez não para de crescer e se atualizar, bons exemplos de marcas já consolidadas que não deixaram de se atualizar são:                                                                             quando renovar a minha marcaquando renovar a minha marca

Note que tanto a APPLE quanto o Starbucks nasceram carregadas de informação e com seu conceito de criação bem marcados. No entanto, com o passar dos anos, evolução do público e autoridade da marca foi necessário o redesign, chegando até o momento em que ambas são bem mais minimalistas, porém sem nunca ter perdido a sua essência. 

Quando renovar a minha marca?

Para saber quando renovar a sua marca é preciso entender por qual etapa de maturidade a sua empresa está passando. Isto é, após uma análise interna refletir a razão que leva a renovação da sua marca. Sendo que jamais deve ser pautada em gosto pessoal, afinal assim como qualquer outra decisão empresarial é preciso embasamento técnico. 

Alguns fatores que indicam o momento de um redesign são:

Técnicas ultrapassadas

Algumas técnicas de design são atemporais, outras nem tanto. Dessa forma, se faz uso do redesign apenas para refinamento de uma marca, sem mexer tanto em seu conceito. Por exemplo:

 

                              quando renovar a minha marcaredesign-branding

 

Com o passar dos anos a técnica de dar profundidade e transmitir a sensação metálica foi aprimorada, dessa forma, o logo da rede Globo passou pela atualização. 

Mudança de público-alvo ou expansão 

É muito comum que uma marca nasça com um objetivo e após alguns anos acabe mudando ou ampliando sua trajetória. Dessa forma, uma logo que foi pensada com o objetivo anterior já não é mais relevante para a realidade da marca, pois não expressa a sua essência. 

Assim como a expansão, o público de uma empresa também reflete em sua marca. Afinal de contas, ao criar uma marca é levado em consideração as referência e anseios de um público-alvo a fim de gerar reconhecimento e conexão. 

No entanto, quando o público muda (ou muda seus comportamentos) a empresa perde esses fatores tão importantes, sendo necessária a sua reformulação. Por exemplo: 

quando renovar a minha marca

A ‘Decolar.com’ se tornou apenas ‘Decolar’, pois entendeu que não precisa mais explicar ao público que se trata de um site. Pois seu público-alvo está totalmente inserido na internet, outra mudança é o ícone que deixa de ser um avião para se tornar um ‘D’ também representando um botão de design digital. Ou seja, seu público-alvo teve uma mudança de comportamento, fazendo necessária uma nova marca. 

Outro exemplo:

Ainda falando sobre o rebranding de expansão, podemos citar um exemplo interno, realizado pelo time da Aliens Design. A empresa CL LOG, buscava realizar um rebranding de sua marca, pois iniciariam seus serviços em escala internacional. A fim de possuir uma marca que converse de forma correta com o público nacional e internacional a marca adotou um novo nome e base de logo que gostaria de ter. 

Levando estes aspectos em consideração o resultado do novo logo foi: 

redesign-brandingredesign-branding

Para conferir a identidade visual completa da marca, acesse nosso portfólio. 

Estes são apenas alguns exemplos, mas se você ainda está se perguntando “quando renovar minha marca?” saiba que a melhor forma é sempre falar com um especialista

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