O branding em si é um processo de gestão, podendo ser aplicado em marcas pessoais. No caso, branding pessoal, que tem ganhado muito destaque nos últimos anos. Mas se você chegou até aqui para saber mais sobre branding empresarial, continue a sua leitura abaixo. 

O que é branding empresarial?

Branding empresarial é o processo de gestão empresarial destinado à empresas. Já o branding em si é:

O Conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. – RD STATION

Ou seja, se você acreditava que branding empresarial era o processo de desenvolver uma logo e uma identidade visual para sua empresa, saiba que não é bem por aí. Apesar do processo visual fazer parte do branding empresarial, ele não o define. 

Dessa forma, com o branding empresarial é realizado uma análise completa, interna e externamente, que ajuda a definir as estratégias da empresa em comunicação e até mesmo organizacionalmente. 

Qual a importância do branding empresarial?

Em resumo podemos dizer que é a diferenciação e o poder de agregar valores a marca. Conduzindo o público alvo para a marca, com um experiência bem definida e baseada nos maiores pilares da marca. 

Uma vez que, uma empresa não se define pelo produto que ela vende e sim pela sua essência, reconhecimento, valores, conexão com o público e posicionamento.

Branding é destinado para marcas que possuem ambição, que não desejam ser apenas mais uma no mundo globalizado. Sendo um processo de gestão constante, ele é responsável por alavancar grande e pequenas marcas. 

Dessa forma, branding não é um processo que deve ser realizado ao lançar uma marca, mas sim um trabalho que deve ser constantemente monitorado e levado em consideração para o crescimento da empresa. No entanto, antes da gestão de branding há aspectos que precisam ser definidos, por exemplo:

  • Propósito;
  • Posicionamento;
  • Atributos.

Podemos dizer que esses 3 aspectos são os principais que devem ser definidos pela própria empresa, antes de iniciar o processo de branding. É claro que durante a criação do branding esses aspectos serão trabalhados, mas a empresa deve saber deles com clareza, para que a estratégia de branding seja assertiva. 

Conclusão 

Em conclusão o branding empresarial é o branding aplicado a sua empresa. O que garantirá que as suas estratégias sejam assertivas com os objetivos macros da empresa, que nunca devem ser apenas a venda, sendo que a venda é uma consequência de uma marca bem trabalhada. 

O maior case que podemos citar é o da Apple, que apesar de oferecer um bom produto já foi comprovado tecnicamente diversas vezes que há produtos melhores do que os oferecidos pela marca.

No entanto, o conceito de tecnologia, inovação e qualidade estão tão profundamente ligados a marca que além de se manterem em primeiro lugar na mente dos consumidores ainda conseguem cobrar um valor muito acima da concorrência. 

Ainda possui dúvidas sobre o que é branding empresarial e qual a sua importância para a sua empresa? Então deixe um comentário abaixo e um dos nossos especialistas estabelecerá contato!