Já teve uma experiência péssima com a navegação em um site, não pela estrutura ou design da plataforma, mas sim pela velocidade com que tudo acontecia no navegador? Então continue a sua leitura e entenda como melhorar site lento!

Casos de aplicações web e sites com lentidão extrema são mais comuns do que se aparenta, e são diversos os detalhes que podem deixar o site pesado demais. Entre elas:

  • Imagens em resolução inadequada;
  • Scripts mal escritos;
  • Vídeos pesados.

No entanto, o caso mais comum: Seu site não está preparado para dispositivos e redes móveis.

Dessa forma, por vezes a melhor solução é recomeçar o site do zero. Mas não se desespere! Algumas mudanças podem melhorar e muito o desempenho do seu site, melhorando até o posicionamento dele nos mecanismos de busca.

Abaixo temos os problemas mais comuns e dicas de como melhorar site lento:

Imagens mal dimensionadas ou pesadas demais

Imagens no site vão desde banners do header, até imagens de posts e ícones. Obviamente, quanto maiores, mais pesadas serão as imagens. Dessa forma, dimensioná-las para o tamanho ideal irá reduzir o tempo de carregamento que elas agregam à página.

Outra solução que deve ser aplicada é a compactação das imagens, através de ferramentas como o TinyPNG ou o Smush. Por exemplo, imagens no formato PNG processadas por esses aplicativos tem geralmente uma redução de até 70% no tamanho.

Como melhorar site lentoComo melhorar site lento

 

Servir as imagens em formatos de nova geração como o WebP é a solução mais adotada pelos desenvolvedores para melhorar a velocidade de carregamento das imagens e demanda configurações no servidor ou instalação de plugins.

No entanto, vale lembrar que nem todos os navegadores são compatíveis com o formato e que o visualizador de imagens do Windows, Photoshop e Illustrator também não conseguem trabalhar com a extensão sem que se converta a imagem para PNG ou JPG antes.

Arquivos não minificados

Os arquivos CSS e Javascript são processados pelo navegador e interferem diretamente no tempo de carregamento da página. Logo, a minificação destes pode reduzir essa carga e acelerar a impressão das informações necessárias.

É possível minificar os arquivos do seu projeto instalando o gulp e seus respectivos plugins.

Adiar a impressão de recursos

Scripts de Lazy Loading vizam adiar a impressão de recursos de vídeo e imagem do site. Dessa forma, enquanto o elemento não estiver visível no monitor, ele não é baixado completa ou parcialmente. Este recurso aprimora a velocidade de carregamento principalmente em site com layout One Page.

Talvez seja do seu interesse: o que são métricas de vaidade e como evitar?  

Conclusão de como melhorar site lento

Além dessas dicas, é bom lembrar de manter quaisquer plugins e frameworks atualizados e em sua versão mais segura. Assim como fazer uma boa pesquisa antes de escolher o seu serviço e plano de hospedagem.

Gostou das nossas dicas de como melhorar site lento?  Então comece a por elas em prática hoje mesmo!

Quer começar um projeto? Criar ou rever sua própria marca? Trabalhamos com soluções criativas e inteligentes para melhorar sua comunicação!

Aliens Design – Agência de Design em Curitiba
© 2022 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

pt_BRPortuguês do Brasil