Você certamente já ouviu alguém falar que não é preciso saber como criar missão visão e valores da empresa. Acontece que em uma sociedade que a opinião de profissionais é cada vez mais deixada de lado é comum que muitos empresários acabem sendo enganados por amadores que dizem “não é preciso fazer isso”.

Acontece que é preciso sim, e nós vamos contar a razão e como criar missão, visão e valores da empresa. Continue a sua leitura e entenda mais sobre o tema!

O que são e por que é preciso saber como criar missão visão e valor da empresa?

De maneira bem resumida: missão, visão e valores explicam o que a sua empresa oferta, qual o seu objetivo e no que ela se baseia, respectivamente. Dessa forma, se tornam fundamentais para dar início as suas atividades profissionais.

Graças a esses três pequenos recursos é possível definir a direção estratégica da empresa, alinhar a equipe, entender o papel da empresa na sociedade e quais são as metas futuras.

Para quem deseja entender um pouco mais afundo sobre o que cada uma significa:

Missão

Missão além de mostrar o que sua empresa oferta como produto ou ideia indica qual setor, segmento social e de clientes que a instituição pretende atingir

Por exemplo, o condor possui a missão:

“Comercializar produtos e serviços no varejo supermercadista que atendam às expectativas dos consumidores, acionistas e colaboradores.”

Visão

Toda empresa possui um objetivo e quando falamos de visão falamos exatamente de objetivo. Mais especificamente onde a empresa quer chegar, o que quer ser e realizar.

O condor, por exemplo, possui a visão:

“Consolidar nossa liderança no Paraná e buscar novos mercados com o objetivo de estar entre as 10 maiores redes supermercadistas do ranking nacional.”

Valores

Os valores são aquilo que a sua empresa e seus funcionários seguem. Ou seja, a moral que todos devem praticar enquanto colaboradores da instituição.

Dessa forma, temos o exemplo do  condor:

  • “Ética;
  • Comprometimento;
  • Sustentabilidade;
  • Respeito;
  • Transparência;
  • Trabalho em Equipe;
  • Honestidade;
  • Responsabilidade Social e Ambiental.”

Como criar missão, visão e valores da empresa?

Agora que está bem claro em sua mente o que significa cada um deles podemos mostrar como criar missão, visão e valores da empresa.

Foco é o começo de tudo

Nada que é bem feito, foi feito rapidamente. Dessa forma, separe um ou dois dias para criar. Junte seus sócios ou pessoas de confiança que estejam dentro do projeto e pensem em conjunto. Uma boa ideia é separa diversos artigos de papelaria para todos, assim ideias não se perdem.

Metas e visão andam juntas

Sendo a visão seu objetivo a longo prazo é necessário criar pequenas metas que levarão sua empresa a conclusão da sua visão. De nada adianta criar uma visão bem escrita se não houver planos para realmente alcançá-la.

Certifique-se de ser possível

Possivelmente uma das principais dicas de como criar missão, visão e valores da empresa é saber se é possível. Dessa forma, faça essa pergunta a você e aos envolvidos no processo. Crie um produto possível de vender, uma visão possível de alcançar e valores que sejam possíveis de seguir.

Confira o exemplo de perguntas que quando feitas auxiliam no processo de criação:

  1. Qual é o nosso objetivo?
  2. Qual é a força que nos impulsiona?
  3.  Quais são os nossos valores básicos?
  4. O que desejamos realizar?
  5. O que fazemos de melhor?
  6. Quais mudanças podemos fazer?

Ainda possui dúvidas sobre o tema? Então deixe sua pergunta abaixo e um dos nossos especialistas irá te ajudar!

Quer começar um projeto? Criar ou rever sua própria marca? Trabalhamos com soluções criativas e inteligentes para melhorar sua comunicação!

Aliens Design – Agência de Design em Curitiba
© 2022 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

pt_BRPortuguês do Brasil