Em um mundo globalizado, no qual as pessoas estão em constante descobertas é natural surgirem diversas novidades. E com o mundo do design não poderia ser diferente, se você não gosta de ficar por fora das atualizações, este blog é perfeito para você. Continue sua leitura e confira 4 tendências de design 2020 que vão bombar!

Macro tendências de design 2020

Ao longo deste artigo iremos abordar tendências específicas sobre o mundo do design, mas antes confira algumas novidades gerais que prometem marcar presença este ano.

Arte e design

Design com toda a certeza é uma forma de arte, porém é comum notar outras artes que o compõem. Como por exemplo, a mescla de demais artes no design de forma geral e principalmente no design gráfico.

A crescente se deve principalmente pela concepção que para produzir um layout não é preciso escolher entre gráficos, formas planas, recortes ou ilustrações feitas à mão, é possível ter o dois.

Exemplos de utilização:

tendencias-design-2020

Fonte: Canva e Behance

Identidade visual exclusiva

Por mais surreal que possa parecer, para quem já é da área, a identidade visual começou a ganhar ainda mais força em 2019. Dessa forma, ela continuará ganhando força em 2020 e nos próximos anos.

Em primeiro lugar, é preciso entender que, quando falamos em identidade visual nos referimos em ir além da logo. É pensar em todas as tipografias que devem ser usadas, cores, estilo de fotografia, ilustrações e assim por diante.

A identidade visual, ao contrário do que muitos acreditam, é ainda mais necessária no universo digital. No qual várias pessoas entram em contato com a marca por mais de um canal, é preciso unidade. Ainda mais com algoritmos que cobram autenticidade, como por exemplo:

Segundo a Rock content, o Facebook leva em consideração a existência de conteúdos autênticos que sejam capazes de se comunicar verdadeiramente com os usuários na hora de estabelecer os critérios de organização do feed.

Tendências de design 2020 para cores

Além das tendências de design 2020 já citadas temos ainda as tendências referente a cores. A cor Pantone 2020 é o Classic Blue, mas ela não é a única cor tendência de design 2020 não, conheça mais algumas aqui:

NEON

Seja pela alta da nostalgia dos anos 80 ou pelo boom das cores vibrantes, o NEON voltou com tudo. Cores elétricas tendem a passar a sensação de futurismo. Dessa forma, as marcas se vendem como modernas, descoladas e com ultra tecnologia. Seja com todos os tons em neon ou apenas uma cor isolada.

Exemplo de utilização:

tendencias-design-2020
Fonte: Dribbble

VERDE

tendencias-design-2020
Fonte: Pinterest

Segundo pesquisas realizadas pelo Blog Canva, a marca de tintas Dunn- Edwards Paints e o Instituto Coloro a cor de 2020 será o verde Neo-mint. O ambientalismo está em foco, com isso o verde deverá influenciar nas peças e nas marcas este ano. Assim como o azul claro, que remete a água.

Pode parecer contraditório um ano ser marcado por neon e cores mais clássicas, mas é exatamente isso. Enquanto uns tons sobrecarregam e atraem é preciso oferecer alívio visual com outras cores.

Exemplo de utilização:

tendencias-design-2020
Fonte: Behance

Ainda segundo especialistas outras cores que devem marcar presença são:

  • Laranja;
  • Mostarda;
  • Marrom;
  • Ameixa;
  • Turquesa neon;
  • Verde-água.

Outra tendência que vem se tornando cada vez mais forte é a tipografia própria da marca, uma marca que faz isso de maneira eficaz é a Netflix, que inclusive está sempre dentro das tendências visuais.

Conclusão

Cores que remetem a natureza, cores marcantes, vintage e branding. Essas são algumas das tendências que prometem marcar presença na durante o ano. Vale a pena estudar um pouco como explorar cada uma dela e sair da caixa.

Possui alguma dúvida sobre as tendências acima? Então deixe seu comentário abaixo e um dos nossos especialistas vem te dar uma mãozinha!

Quer começar um projeto? Criar ou rever sua própria marca? Trabalhamos com soluções criativas e inteligentes para melhorar sua comunicação!

Aliens Design – Agência de Design em Curitiba
© 2022 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

pt_BRPortuguês do Brasil